LNFS

Equipes vão disputar mais um título. Foto: LNFS

Barça, Jimbee Cartagena e Mallorca Palma Futsal tornam-se nas primeiras equipas a qualificar-se para a Taça de Espanha de 2023. Os catalães venceram o Xota FS (1-3) e fixaram-se na liderança com 28 pontos que levam à classificação matemática para o torneio que será realizado de quinta-feira, 9 a domingo, 12 de fevereiro de 2023, em local ainda a ser confirmado. Por seu turno, a formação cartagena fez o mesmo frente a Noia Portus Apostoli (2-1) conseguindo assim a passagem pela terceira época consecutiva ao torneio por excelência do futsal nacional. Por último, o Mallorca Palma Futsal venceu o BeSoccer CD UMA Antequera (7-3), e a derrota sobre o Industrias Santa Coloma certificou a sua presença na prova da taça. Ambos barceloneses,

Os resultados desta terça-feira da 12. a definir ao vencer o Xota FS num jogo que também o reafirma como líder da Liga Nacional de Futsal com um total de 28 pontos.

O Barça buscará o sétimo título da Copa da Espanha em 2023, depois de conseguir a passagem para o encontro desta 12ª rodada do Campeonato Espanhol. A equipa comandada por Jesús Velasco, líder ao longo desta primeira mão do campeonato da Primera División, vai defender o título conquistado na edição de 2022 numa bizarra marcação de grandes penalidades frente ao ElPozo Murcia. Após o jogo terminar em 3 a 3 no placar, o Barça venceu por 7 a 6 do ponto fatídico após uma resolução incrível, na qual os murcianos chegaram a comemorar o título antes que alguns chutes tivessem que ser repetidos. Foi o primeiro título de taça de Jesús Velasco, porque os dois anteriores vieram com Andreu Plaza em 2019 e 2020. De fato, o Barça disputou as últimas quatro finais desta competição.

A Taça de Espanha será o primeiro título em jogo para uma equipa blaugrana que aspirou a todos os títulos em disputa, para repetir ou mesmo melhorar a incrível bagagem da época passada. No entanto, já sabe que não conseguirá levantar o pivô continental ao cair na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League sem ter perdido um jogo. O belga Anderlecht arrebatou o passaporte deles por um único gol de diferença no total.

Por seu turno, a vitória de Jimbee Cartagena sobre o Noia Portus Apostoli (2-1) permitiu à equipa de Duda disputar a Taça de Espanha de Futsal pela terceira época consecutiva, com o claro objetivo de disputar a sua primeira final desta competição. Os pupilos de Duda estão bem na competição do campeonato, onde depois de um início hesitante alcançaram as primeiras posições, e nesta temporada não abrem mão de nada. Na edição do ano passado perdeu nas Semifinais para o que viria a ser o campeão, o Barça, por 3-1. Em 2021, em Madrid, também foram eliminados pela equipa que acabaria por levantar o título. Neste caso, foi o Inter FS quem venceu por 0 a 2 nas semifinais, com gols de Dani Saldise e Cecilio.

Essa foi a melhor atuação recente do time melão na Copa da Espanha. Na fase anterior na elite de um time da cidade portuária, o então Polaris World Cartagena também teve o melhor resultado nas semifinais na edição de 2004. Jimbee Cartagena aspira ao seu primeiro título depois de ter ficado nas quartas de final da Liga nos últimos edições e criar um plantel de alto nível sob as ordens de Duda. Nas últimas jornadas, têm mostrado o seu potencial ao vencer, entre outros, o ElPozo Murcia Costa Cálida no duelo regional.

O Mallorca Palma Futsal também vai disputar a próxima edição da Taça de Espanha pela décima vez na sua história depois de obter a classificação matematicamente esta quarta-feira com o resultado das Industrias Santa Coloma. A derrota da seleção catalã torna matemática a classificação das Baleares, já que no domingo defrontam ElPozo Murcia e Industrias, sétimo e oitavo classificados, a quem as Baleares lideram com 7 e 9 pontos, respetivamente, pelo que, seja qual for o resultado em Neste jogo de domingo, um dos dois já não conseguirá chegar aos 24 pontos que o conjunto orientado por Antonio Vadillo soma, ainda que a formação balear perca o jogo de sábado frente ao Real Betis.

Será a décima vez que os maiorquinos disputam a competição mais carismática do futsal nacional, a nona consecutiva, um número que mostra o nível de consolidação do projeto balear. A estreia nesta fase final foi em Segóvia em 2011, ano em que regressaram à Primeira Divisão. Ficou três anos sem jogá-lo desde sua estreia e desde 2015 já jogou todas as edições. É uma competição que resiste à equipa insular. Apenas uma vez, em 2018, conseguiu passar das quartas de final e chegar às semifinais. A competição lhe deu as costas desde o empate já que quase sempre está enquadrado com os principais favoritos ao título. O desafio da equipe de Antonio Vadillo agora será tentar terminar nas duas primeiras posições para ficar com uma posição de honra ao final da primeira fase.