LNFS

Os jogadores do Barça comemoram o título. Foto: LNFS

O Barça se tornou o novo campeão da Liga Nacional de Futsal depois de vencer o Levante por 2-2 (5-4) nos pênaltis na terceira e última partida do Play Off Final pelo título da liga. No primeiro tempo, as duas equipes fizeram jogadas perigosas e ambas mandaram a bola para a trave. No segundo tempo, Pedro Toro colocou os visitantes na frente e Daniel, no último minuto, empatou a partida. Na primeira parte da prorrogação, Rafa Usín voltou a dar vantagem sos visitantes e, no segundo ato, Matheus empatou a partida. Na disputa de pênaltis, o Barça venceu por 5 a 4 graças aos gols de Ferrão, Ximbinha, Marcenio, Dyego e Daniel.

A primeira abordagem do encontro foi feita pelo Levante UD através de Rubi Lemos, que da esquerda armou um chute rasteiro com o pé esquerdo e Dídac respondeu bem no fundo ao desviar a bola para o canto. Imediatamente a seguir, Pedro Toro recebeu pelas costas, controlado e delineado para o remate, mas a  bola tocou num defesa local. Aos 4 minutos, Marc Tolrá deu um passe para Roger e o ala do Barcelona chutou por cima do gol. A resposta do Barça veio imediatamente com um tiro de longa distância que Esquerdinha acertou de cabeça, mas a trajetória da bola foi para o lado do gol. Dois minutos depois, Daniel tentou a sorte em um campo externo que Fede não teve problemas para limpar. Na ação seguinte, Roger estrelou o momento mais perigoso da partida com um contra ataque na quadra oposta e, na cobrança de pênalti, não acertou a definição. A resposta de Andreu Plaza veio com um heads-up de Adolfo contra o goleiro e Fede conseguiu destruir a oportunidade. A própria ala do Santa Coloma voltou a ter oportunidade com um arremate poderoso da frente que obrigou o guarda-redes granota a esticar-se.

A meio da primeira parte, Esteban insistiu na recuperação frente a Ferrão, arrebatou-lhe a bola e cruzou para rematar de pé esquerdo no qual Dídac teve de se esticar para evitar o golo do visitante. Aos 12 minutos, Adolfo tentou com um chute de longe, mas a trajetória do couro foi alta. A melhor oportunidade para o time de culé veio em uma jogada em que Ximbinha recebeu no escanteio, se arriscou para o chute e venceu Fede, mas a bola bateu no poste. Os granotas tiveram uma ação estratégica desde a frente da área em que Pedro Toro ajudou Rafa Usín para que finalizasse ao primeiro toque e Dídac, que estava muito atento, limpou sem problemas. Aos 15 minutos, Pedro Toro chutou de longe, mas a bola saiu. Na jogada seguinte, o Barça conseguiu passar na frente por meio de Ferrão, que finalizou dentro da área, mas Fede se esticou e impediu o gol. Aos 18 minutos, Rubi Lemos chutou de fora e o saltador de culé, com os dedos, conseguiu desviar a bola apenas o suficiente para que ela tocasse na cruzeta e saísse. Na reta final do primeiro tempo, André Coelho chutou com força de longe e Fede repeliu bem. Na ausência de seis segundos para o final do primeiro tempo, Rivillos fez um lançamento frontal mas Dídac rejeitou.

Logo no início do segundo tempo, o Levante UD teve uma grande oportunidade com um lançamento de Roger contra Dídac, mas o goleiro rejeitou. Na jogada seguinte, Maxi Rescia acertou um chute de longe que o goleiro desviou e, no rebote, Pedro Toro conseguiu ultrapassar Dídac para fazer o primeiro gol da partida. A resposta do Barça veio através de Pedro Toro, que, da entrada da área, cruzou demasiado a bola e saiu para o lado de fora. Ferrao teve a chance seguinte, mas Fede, muito atento, evitou o gol. Aos 22 minutos, o pivô brasileiro voltou a ser protagonista numa jogada pessoal em que mandou a bola para a madeira. Aicardo teve um tiro livre direto na entrada da área, mas seu lançamento saiu fora do gol de Fede. Aos 24 minutos, Aicardo deu vantagem a Ximbinha e o brasileiro chutou na porta com a mão direita, mas o goleiro do Granota esticou a perna e fez uma defesa magistral para evitar o empate. Diego Ríos surpreendeu ao apresentar Rubi Lemos com o elástico goleiro-goleiro para ir em busca do segundo gol e Rivillos quase finalizou com um poderoso chute de fora e Dídac respondeu com uma boa defesa. Num set de jogo, Rubi Lemos cometeu falta sobre André Coelho e o árbitro penalizou ambos com cartão amarelo, o segundo para o jogador do culé e que, por isso, foi expulso do jogo.

Com superioridade dentro de quadra, o Levante UD tentou fechar a partida e Pedro Toro quase fez o segundo da granotas ao vencer Dídac com um bom drible, mas um jogador do Barça salvou na linha do gol. Quando o Barça recuperou o quinto jogador, Adolfo estava perto de empatar a disputa com um chute da direita, mas seu lançamento foi muito cruzado. Daniel teve um heads-up contra Fede e o goleiro visitante resistiu o tempo suficiente para impedi o gol a ele. Com o passar dos minutos, a equipe de Andreu Plaza começou a gerar chances mais perigosas de empatar a partida. Aos 32 minutos, Dyego enfrentou Rafa Usín, correu bem e configurou o chute da entrada da área, mas Fede respondeu com uma intervenção magistral e, no rebote, Esquerdinha não conseguiu vencer o goleiro do Granota. Diego Ríos reintroduziu Rubi Lemos como goleiro e, na troca de posse de bola, Dídac chutou de sua quadra e a bola acertou o travessão. Aos 36 minutos, Ferrão recebeu pelas costas e após um controle orientado chutou no gol, mas a bola saiu para fora. Andreu Plaza apresentou Daniel com o elástico de goleiro-jogador e em uma boa combinação de culé, Dyego deu um chute forte que acertou Fede. No último minuto, Marcenio deu um passe de mestre para Daniel que, do segundo poste, transformou o empate em um.

Na primeira parte da prorrogação, Diego Ríos apresentou Roger como goleiro e, aos dois minutos, Rafa Usín finalizou a jogada com um chute potente que caiu no fundo da 1-2. Ferrão esteve perto de empatar um chute em que a bola bateu no poste. Na segunda parte da prorrogação, Andreu Plaza fez o mesmo e saiu com o jogo de cinco com Dyego como goleiro e Matheus empatou o duelo com um chute dentro da área. Na disputa de pênaltis, Ferrão, Ximbinha, Marcenio, Dyego e Daniel foram os autores dos gols que certificaram o triunfo e o título culé.