LNFS

Pito e Adolfo, do Barça, tentam arrebatar a bola a Fits, do Anderlecht. Foto: LNFS

O Barça empatou com o Anderlecht (5-5) no segundo jogo da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, que se realiza na Croácia. Foi um jogo disputado de poder a poder entre o líder da LNFS e o primeiro classificado da Liga belga, que recuperou de 2-5 marcando três golos nos últimos seis minutos jogando como guarda-redes. Distribuição de pontos entre os dois grandes favoritos do Grupo D e a equipa de Jesús Velasco, com 4 pontos iguais aos belgas, terá de carimbar o passaporte para a Final Four do próximo sábado frente ao anfitrião, Pula (20:30, Esport3).

A seleção belga, que perdeu Edu (sua referência defensiva) por lesão na partida contra o croata Pula, abriu o placar aos 3 minutos. Grello acertou em Fits na entrada da área e o pivô brasileiro se livrou a marcação de Carlos Ortiz e com um poderoso pé esquerdo venceu Dídac.

A equipe do Barcelona reagiu imediatamente com dois gols em apenas 20 segundos. O empate (1-1) surgiu de uma ligação entre Pito e Matheus. E o 2 a 1 veio após passe longo de Dídac para o pivô brasileiro, que superou a saída de Roncaglio com passe livre e marcou para o gol vazio aos 4 minutos.

Não houve trégua em um início de jogo emocionante e, aos cinco minutos, a equipe de Luca Cragnaz conseguiu empatar o placar com um chute sensacional de Diogo, após cobrança de escanteio de Roninho. Jesús Velasco pediu  tempo e em outro minuto mágico (13′) dois novos gols do Barça surgiram em apenas 29 segundos de jogo.

Dyego assistiu Ferrão desde a ala, que esperava um livre ao segundo poste para desempatar (3-2). E logo a seguir, Marcenio aproveitou um erro de Roncaglio no início para recuperar a bola e bater o goleiro brasileiro no um-a-um, fazendo o 4-2 ao intervalo.

Após o reinício, as primeiras chances foram do Anderlecht. Jelovčić, Diogo e Fits estavam prestes a diminuir a diferença. O Barça respondeu com uma dupla chance de Pito, que foi neutralizada por Roncaglio, que passou a avançar de posição para jogar 5X4.

Aos 26 minutos, Luca Cragnaz ficou vários minutos atrás de Roninho. O brasileiro, com passaporte georgiano, teve que se aposentar lesionado após uma ação fortuita com Dyego. A equipa de Jesús Velasco controlou o jogo com solvência e conseguiu manter o ritmo de jogo ao longo dos dois golos que marcou no marcador.

Aos 30 minutos, veio o quinto gol do Barça. Adolfo saltou para a linha de frente antes de um arriscado passe horizontal de Grello para Jelovčić e o atacante colombiano venceu Roncaglio no um a um. O goleiro brasileiro conseguiu evitar o sexto em duelo contra Sergio González.

Luca Cragnaz optou por dar a Grello a camisa de goleiro e o lateral brasileiro, de nacionalidade belga, conseguiu diminuir a diferença na primeira ação com alguma sorte. Seu chute da lateral foi desviado por um jogador do Barça e Dídac Plana não conseguiu evitar fazer o 5-3.

O Anderlecht seguiu atacando com cinco em busca da virada e o 5 a 4 veio após uma jogada estratégica em cobrança de falta na entrada da área de Coelho em Fits. Jelovčić jogou curto para Maxi Rescia e o atacante argentino lançou uma direita que surpreendeu Dídac Plana.

A 46 segundos do final, chegou o empate belga. Com Grello na camisa de goleiro, deu a bola para Diogo, que havia retornado após a lesão, e mandou um cruzamento para o coração da área, onde estava Fits, que controlou com a esquerda e finalizou com direito dele

O Barça empatou com o Anderlecht (5-5), o seu principal rival neste Grupo D, e terá de esperar até sábado para selar o apuramento para a Final Four. Para isso, terá de vencer o croata Pula (20h30), já conhecendo o resultado do jogo entre United Galati e Anderlecht (17h30) para ter melhor saldo de golos com os belgas na média geral da último dia da Rodada de Elite.