Roni Muller

Conquista do Gauchão de Futsal foi um dos destaques da campanha de 2017. Foto: Roni Muller

A Associação Esportiva Venâncio Aires (Assoeva) foi criada em 2 de agosto de 1982 – pelo então secretário de Educação, Cultura e Desporto Almedo Dettenborn -, com o intuito de organizar os campeonatos municipais de futebol amador. Participaram da fundação 28 clubes e o objetivo principal era a promoção do Campeonato Municipal de Futebol. Vinte anos mais tarde, surgiria o grande chamariz da associação, a equipe de futsal, que leva o nome de Venâncio Aires para todo o estado e país e movimenta a Capital do Chimarrão.

Entre os nomes mais lembrados da história da Assoeva está o de Vianei Hammes. Ele iniciou a trajetória com a entidade na arbitragem, como bandeirinha e, posteriormente, árbitro. Em 1989, decidiu criar uma chapa como vice-presidente, ao lado do amigo Bruno Heck.

O início como presidente foi em 1991. Com convites para participar de algumas chapas, ele decidiu assumir o compromisso após ouvir uma sugestão de Sérgio Klafke – na época repórter esportivo e, atualmente, diretor de Conteúdo da Folha do Mate. “Ele falou: ‘se é para fazer tudo sozinho, entra logo como presidente’”, relembra Hammes, que assumiu a gestão até 2005, tendo retornado como presidente entre 2008 e 2011 e de 2014 a 2015.

A era do futsal

Foi durante sua primeira gestão que aconteceu a principal mudança de rumos da entidade, com foco no futsal. Em meio a uma queda das inscrições do Campeonato Municipal de Futebol e um recente título da Associação Recreativa Venâncio Aires (Arva) em um regional de futsal, Vianei Hammes via a oportunidade de mudar a história da Assoeva.

Em um sábado, ao meio-dia, no Bar 17 – atual Ortobom, na esquina da Prefeitura -, local onde os boleiros sempre se reuniam para uma roda de conversa, Hammes foi conversar com Gérson Weber e Sílvio Nervo, que tinham participado da equipe, e sugerir a ideia de fazer um time para jogar o estadual. O ano era 2001.

A equipe, formada por atletas de região, acabou sendo eliminada, mas foi só o início da história. Aos poucos, a estrutura foi evoluindo. Apesar disso, em 2004, impasses levaram a uma situação difícil, que obrigou a entidade a demitir a maior parte da equipe. “Sobrou praticamente só o Lei”, cita.

O Lei é Jair Vanderlei Cândido, 54 anos. Roupeiro da equipe desde março de 2004, relembra essa história como se fosse ontem. Segundo ele, quando chegou, a equipe era formada por atletas de Porto Alegre e os treinos eram apenas à noite, terças, quintas e sextas-feiras. “Estava escutando rádio, ao meio-dia, e começaram a informar algumas demissões. Listou treinador, jogadores e então desliguei o rádio. ‘Vai que eu vou também’, pensei. Passaram uns minutos, me ligaram, atendi e me informaram que fiquei ‘no bico do corvo’”, comemora.

Em 2004, o time foi reformulado com jogadores que jogavam futebol. A convite de Hammes, Irineu Henn passou a integrar a direção, ainda na Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal. Em 2006, a equipe subiu para a Prata. Em 2009, houve a primeira lotação do ginásio Poliesportivo, na estreia da Série Ouro contra a ACBF, de Carlos Barbosa. “Foi maravilhoso, e a campanha nos levou para a final contra o mesmo time, fomos vice-campeões. A vitória da semifinal contra a Cortiana, em Farroupilha, vencemos na ida, e perdemos no tempo normal lá, ganhamos na prorrogação. Teve uns quatro ônibus de Venâncio para Farroupilha”, comenta Hammes. Na temporada de 2010, começou a disputar a Liga Nacional de Futsal (LNF).

Nesses 40 anos, tenho saudade das competições de alto nível no futebol de campo, e espero que o futsal seja a cada ano mais valorizado e mais competitivo. Todos que passaram ajudaram em algum aspecto, sejam treinadores, jogadores ou diretores.”

VIANEI HAMMES

Ex-presidente

O primeiro elenco da Arva/Assoeva:

Sílvio Nervo (Silvinho), Gérson Weber (Gersinho), Marcelo Chagas, Jamir Bruch (Sabiá), Alvaro Pegoraro, Elias Schmidt, Cristiano Medeiros, Cristiano Campos, Vilson Mahl, Carlinhos Rehbein, Roberto Rafael, Henrique Etges e Carlos Dipp (Tuchê).

Presidentes da Assoeva*:

José Cassiano Braga – da fundação até 1983

Marcolino Adir Musa – em 1984

Leomar Rebhein – em 1985

Néri Ademar Lopes – em 1986

Dionísio Konrad – em 1987

José Roberto Bremm – em 1988

Bruno José Heck – de 1989 a 1990

Vianei Hammes – de 1991 a 2005

João Alceu Ilha – de 2006 a 2007

Vianei Hammes – de 2008 a 2011

Irineu Henn – de 2012 a 2013

Vianei Hammes – de 2014 a 2015

Engelberto Henn – de 2016 a 2019

Ananda Hammes – de 2020 a 2021

Marcelo Fonseca – de 2022 a 2023

*Almedo Dettenborn não está listado oficialmente, mas é considerado pelo clube como o primeiro presidente

2017, o ano da Assoeva

O ano de 2017 se destaca na história da Assoeva. A equipe comandada por Fernando Malafaia foi campeã do Gauchão, vice-campeã nacional e campeã do Gauchão Sub-20. Conforme Hammes, dois treinadores se destacam nesse período na LNF. “O Morruga nos ajudou a entrar na LNF em 2010. Ele intermediou esse movimento. E o Malafaia, ‘que caiu do céu’ para a Assoeva. Quando o conheci, em Petrópolis, pensei: ‘esse um dia será treinador da Assoeva’ e um dia eu e o Irineu, com as luzes apagadas do ginásio, após um jogo, falamos que iríamos trazer o Malafaia”, relembra.

Vianei Hammes destaca as partidas contra o Magnus pela semifinal da Liga Futsal de 2017. “Vencemos na ida, 2 a 0, e em São Paulo saímos perdendo de 3 a 0, e viramos no segundo tempo, 6 a 5.Talvez tenha sido a vitória mais emocionante, mais memorável.”

Segundo ele, o período mais complicado na diretoria foi comandado por Ananda Hammes, sua filha, entre 2020 e 2021, durante a pandemia. “Estávamos sem público, sem renda, foi extremamente exaustivo manter a Assoeva em pé. Que bom que conseguimos. E agora chegou gente nova, fico feliz pela sequência de projetos que encaminhamos e estão dando resultado”, detalha.

A trajetória de títulos do futsal

  • A Copa Unisc, na temporada 2005, abre a galeria de troféus do clube.
  • Na sequência, vem o vice-campeonato Gaúcho Série Ouro de 2009 contra a ACBF.
  • Em 2010, a Assoeva ergueu inicialmente a Copa dos Vales. Na reta final do ano, venceu o segundo turno do Gauchão contra a ACBF, em Carlos Barbosa. O returno valeu a Taça Alexandre Ziles. Dois dias depois estavam Assoeva e ACBF – que venceu o primeiro turno – frente a frente para mais dois jogos valendo então o título. A equipe de Venâncio Aires acabou ficando com a segunda colocação.

Na temporada 2011 o título conquistado foi da Copa Sapucaia.

  • Em 2013, voltou a vencer a Copa dos Vales. Também conquistou a Copa Três Barras de Futsal no primeiro semestre.
  • Em 2014, voltou a ser finalista da Série Ouro, quando ficou na segunda colocação na decisão contra o Atlântico. No começo da temporada, também foi vice-campeã da Copa Gramado.
  • O bicampeonato da Copa Três Barras de Futsal abriu a temporada de 2015, a exemplo do título no Torneio de Verão Rio do Sul, em Santa Catarina. No final do ano, a Assoeva novamente foi vice-campeã da Série Ouro na finalíssima diante da ACBF.
  • Na temporada 2016, comemorou a Supercopa Gaúcha e mais a segunda posição na Taça Brasil de Clubes. A finalíssima foi contra a ACBF, que sediou a competição.
  • 2017 foi o ano de superação da Assoeva. Na Liga Futsal, a equipe fez a oitava melhor campanha na primeira fase. Nas oitavas, começou com o empate em 1 a 1 contra o Copagril, no Paraná. Na volta foi 1 a 1 no tempo normal e o 0 a 0 na prorrogação deu a vaga para a Assoeva. Nas quartas o adversário foi o Magnus. A Assoeva venceu por 2 a 0 dentro de casa. Na volta, em Sorocaba, a Assoeva fez 6 a 5. Na sequência veio a semifinal diante do Marreco. Foi 2 a 2 em Francisco Beltrão e 5 a 2 a favor da Assoeva no Poliesportivo. Na decisão contra o Joinville, 1 a 1 foi o resultado em Venâncio Aires. A igualdade em 2 a 2 movimentou o jogo de volta na manhã do dia 3 de dezembro. Na prorrogação, o Joinville venceu por 1 a 0.
  • A Assoeva soltou pela primeira vez o grito de é campeão no Campeonato Gaúcho em 2017, quando venceu o Atlântico, em Erechim, na série dos pênaltis. A equipe venceu o oponente por 3 a 1 no Poliesportivo. Em Erechim, o Atlântico fez 6 a 4. Nos pênaltis, Valdin, Sacon, Vagner Manica, Igor Mota e Maurício marcaram pela Assoeva. O goleiro Deividi defendeu a quinta cobrança do Atlântico.
  • O primeiro título estadual por uma equipe de base da Assoeva também foi em 2017, quando equipe bateu a ACBF, em Carlos Barbosa. No tempo normal a ACBF venceu por 3 a 1. Na prorrogação, a Assoeva venceu por 1 a 0. O gol foi marcado por Douglas Meurer em cobrança de tiro livre a 15 segundos do apito final da segunda etapa.
  • Em 2019, disputando a Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), chegou na decisão contra o SER Alvorada. Foram duas as goleadas – 5 a 1 na ida com gols de Vini Scola (duas vezes), Marcelo Giba, Tuiu e Igor Carioca – e 7 a 1 no Poliesportivo – gols de Vini Scola (três vezes), Tuiu (duas vezes), Marcelo Giba e Igor Carioca.
  • Ainda em 2019, a Assoeva conquistou o título da Copa RS. Contra a Afucs, a Assoeva foi derrotada na ida, em Seberi, por 5 a 1. Na volta, deu Assoeva por 5 a 1. Vagner Mânica e Torres abriram 2 a 0. A Afucs descontou mas Saraiva ampliou a vantagem para 3 a 1. O capitão Boni marcou o quarto gol no começo do segundo tempo. Saraiva fechou a goleada. e administraram o resultado, postando bem a marcação e saindo apenas nos contra-ataques. Faltando 50 segundos para o final, Deivid, que se recuperou muito bem no duelo, fazendo grandes defesas, barrou ataque da equipe de Seberi e serviu Saraiva, que mandou para o fundo das redes: 5 a 1. Na prorrogação, com gols de Tuiu e Dil, a Assoeva venceu por 2 a 1.