LNFS

Maxi Rescia (Levante), um dos principais jogadores da Argentina. Foto: LNFS

A atual campeã mundial, Argentina, começará a defesa do título mundial no chamado Grupo F, o da morte. A seleção da Albiceleste terá que enfrentar os campeões asiáticos Irã, Sérvia e EUA.

Além de campeã, a Argentina chega à Lituânia como vencedora das eliminatórias sul-americanas, após vencer o Brasil local na final. Durante sua turnê preparatória pela Europa, ele empatou com a Espanha (4-4) e venceu o Japão (2-1) e o Uzbequistão (3-1), todos times da Copa do Mundo. Assim, aparece entre os favoritos.

Com Matías Lucuix, aluno talentoso de Diego Giustozzi no banco, 10 jogadores que foram campeões na Colômbia permanecem, mas devido a lesões jogadores que foram chamados a serem importantes como Mati Rosa (ElPozo Murcia) ou Tripodi (Inter) e Claudino (Saragoça) , Corso (Industrias) ou Andrés Santos prestarão testemunho.

A velha guarda do campeão chega em grande forma. No gol Nico Sarmiento (Betis), na defesa Rescia (Levante), os capitães Stazzone e Taborda formam uma parede e nas alas, a visão de Cuzzolino, os critérios de Basile, o veneno de Borruto e a ousadia de Vaporaki. Por fim, o pivô canhoto, Alan Brandi (Jáén), é a referência ofensiva para os argentinos que querem relançar o título.

Esta Copa do Mundo será a oitava realizada pelo IR do Irã. Apesar de uma preparação lenta e conturbada do COVID-19, os reis da área da AFC (com 12 títulos continentais em 15 possíveis) têm as armas necessárias para confirmar – e até melhorar – sua façanha em terras colombianas quando eliminaram em oitavo para o Brasil e terminou em terceiro.

Com uma técnica apurada, o técnico Mohammad Nazemosharia deve buscar a equipe tática para brilhar no evento da Copa do Mundo. A sua estrela, Tayyebi (Benfica) vai falhar a primeira fase devido a lesão, mas tem um arsenal de talentos liderado por jogadores de renome como o guarda-redes Samimi, o cérebro Hassanzadeh, o marcador Esmaeilpour, Sangsefedi, Tavakoli, o centro Javid ou Ahmadi. quem deve ser adicionado ao veterano Fakhim.

A priori, não se espera que os Estados Unidos saiam de seu grupo. Com um elenco composto em sua maioria por jogadores amadores com outros empregos em tempo integral (carpinteiro, entregador de comida ou corretor de imóveis), eles serão Cinderela e até mesmo seu treinador, o sérvio Dusan Jakica (professor de engenharia elétrica e mecânica que emigrou há 7 anos em Minnesota, depois de ser o segundo técnico sérvio por 6 temporadas), garante que “seria um milagre passar de fase”.

Os Estados Unidos têm uma sólida mistura de juventude e experiência, personificada por Everson Maciel, 43, e Tomas Pondeca, que aos 19 anos lidera a equipe em gols (com 6 marcados neste ciclo). O Stars and Stripes se classificou derrotando a República Dominicana por 2 a 0 nas quartas de final do Campeonato da CONCACAF. No final, foram vice-campeões na eliminatória, vencida pela Costa Rica.

Grupo A: a anfitriã Lituânia enfrentará Cazaquistão, Venezuela e Costa Rica

Grupo B: RFU contra Uzbequistão, Guatemala e Egito

Grupo C: Campeões da Europa, Portugal, África, Marrocos, Oceania, Ilhas Salomão e Tailândia

GRUPO D: O temível Brasil junto com Panamá, República Tcheca e Vietnã

Grupo E: Espanha sonha com a terceira estrela e vai enfrentar Angola, Japão e Paraguai