André Sonano

Goleiro prestes a completar 100 convocações. Foto: André Sonano

A Seleção Nacional de Portugal iniciou esta segunda-feira, no Centro de Estágios de Rio Maior, a preparação para os jogos com Espanha, agendados para os dias 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo), em Rincon de la Vitoria (Málaga), no Pabellón Deportivo Municipal Rubén Ruzafa.

Um dos goleiros  convocados é André Sousa que poderá cumprir a sua 100.ª internacionalização. O guardião que se estreou com a Camisola das Quinas em julho de 2009 e esteve presente em quatro Campeonatos da Europa (2010, 2012, 2014 e 2018) e em dois mundiais (2012 e 2021) considera que esta “é uma marca importante em qualquer carreira desportiva”.

“É sempre um objetivo estar presente no patamar maior que, na vida de um atleta, será sempre a ida a uma Seleção Nacional. Tenho a felicidade de já estar aqui há largos anos e atingir a 100.ª internacionalização é sempre prazeroso e é também um sinal de que o trabalho está a ser bem feito e bem direcionado. Há que continuar a fazê-lo.”, acrescentou.

André Sousa considera que estes jogos que antecedem a convocatória de Jorge Braz para Euro-2022, no final de dezembro, servirão “essencialmente de preparação.”

“Como fizemos nos jogos anteriores em que acho nos apresentámos a um excelente nível, vamos tentar manter esse excelente nível. Obviamente que também estamos preocupados com tudo o que vamos fazer aqui [em Rio Maior], onde teremos uma semana de treinos importantes – com vários treinos, com muita carga. O conhecimento entre todos será importante obviamente e o espírito de grupo também será um objetivo a alcançar para depois, no fim de semana, jogarmos contra uma das melhores equipas do Mundo e batermo-nos a alto nível, que é o que nós pretendemos.”

Após o Mundial conquistado em outubro, Jorge Braz chamou para os jogos diante dos Países Baixos e de Espanha quatro jogadores que que não estiveram na competição disputada na Lituânia – Silvestre, para os jogos no Países Baixos, e Cardinal, para as partidas com Espanha, e  Nilson e Mário Freitas, para os quatro encontros. O guardião do Benfica lembrou que não passou muito tempo desde o Mundial e considera que é positivo

“Se nós repararmos bem o Campeonato do Mundo acabou de ser há dois/três meses. O período é muito curto, com apenas dois estágios – com os Países Baixos e agora com a Espanha. Há pouco espaço de manobra para haver grandes mudanças e a verdade é que as há acabam por ser com atletas conhecidos – não só no seio da Seleção, como entre todos os colegas da própria Seleção. Ou seja, acaba por ter impacto a receção deles porque não há aquele período de adaptação necessário na chegada… Isso é bom. Mantêm-se as rotinas, os hábitos bons, o espírito de grupo que felizmente aqui se vive está mantido e a ideia é mesmo essa – continuar a manter esse espírito forte, porque nos momentos cruciais do Europeu acredito que farão a diferença.”

Portugal apenas venceu por uma vez em solo espanhol, num jogo de preparação, e as suas outras duas vitórias diante de “nuestros hermanos” foram na final do Euro-2018 e nos quartos de final do Mundial de 2021. Esses três triunfos lusos em 30 partidas com Espanha (consulte aqui o historial dos duelos ibéricos) são demonstrativos do potencial adversário, mas também que o conjunto luso tem conseguido aproximar-se da seleção que já conquistou sete europeus e dois mundiais.

“Acho que tem sido gradual o aproximar… a forma como jogamos e combatemos o jogo com a Espanha… de forma diferente do que se fazia há uma década. O Mundial acaba por ser a prova disso mesmo – a perder por 2-0 conseguimos dar a volta num jogo heroico, num jogo brutal, com minutos vividos em grande intensidade. Acho que é essa qualidade que temos vindo a demonstrar ao longo destes anos, que faz a diferença nesses momentos. A ideia é prepararmo-nos contra eles, porque são das melhores seleções e porque temos e estar a alto nível para fazermos uma boa prestação, para depois sim estar no Europeu. É verdade que o histórico não abona muito a nosso favor, mas também é verdade que das três vitórias, duas foram em fases importantes…”

Preparação para o Euro-2022

As duas partidas servem os interesses de preparação de ambas as seleção que vão disputar o Campeonato da Europa, Países Baixos 2022, que se disputa entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro. Portugal integra o Grupo A juntamente com as seleções de Sérvia, Países Baixos e Ucrânia. A seleção espanhola disputa o Grupo D, juntamente com a Bósnia Herzegovina, o Azerbaijão e a Geórgia.

No passado mês de novembro a Equipa das Quinas jogou nos Países Baixos as suas primeiras partidas de preparação para o Euro-2022, vencendo por 3-0 e 5-3.

Eis a lista completa de convocados:

Goleiros: André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona), João Matos (Sporting CP) e Nilson (SL Benfica);

Fixo/ala: Afonso (SL Benfica);

Alas: Bruno Coelho (Napoli Futsal), Mário Freitas (AD Fundão), Miguel Ângelo (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM);

Universais: Erick (Sporting CP) e Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM);

Pivôs: Cardinal (Sporting CP) e Zicky (Sporting CP).