Bebeto e Romário, Pelé e Garrincha, Rivaldo e Ronaldo… O futebol é cercado por duplas históricas, e a final da Liga Nacional de Futsal 2021 possui dois personagens que têm uma história entrelaçada desde a infância e terá na série decisiva na LNF, nos dias 12 e 19 de dezembro, um dos capítulos mais importantes. Roni e Ernani nasceram em Três Rios-RJ, iniciaram no esporte juntos e, pela primeira vez, chegam à decisão da principal competição do país em busca do título inédito para eles e para sua equipe, Cascavel, contra o Sorocaba.

A dupla trirriense foi fundamental para que o time paranaense chegasse na decisão. Roni é um dos artilheiros desta edição da Liga Nacional de Futsal com 17 gols, e Ernani foi o autor do gol que garantiu, na prorrogação contra Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul, a classificação da Serpente para a final.

“É um sonho que está se realizando! Desde pequeno sonhávamos com isso e estamos realizando aqui no Cascavel. ”

Assessoria Cascavel

Ernani e Roni, atletas do Cascavel Futsal. Foto: Assessoria Cascavel

O início de um sonho…

O início da relação de Roni e Ernani teve uma forte influência do acaso, pois o primeiro encontro dos dois não foi nas quadras e sim no campo. Apesar de serem conterrâneos e contemporâneos (Roni nasceu em 1992 e Ernani em 1993), eles não haviam se cruzado até um torneio amistoso de futebol no Entrerriense FC, onde foram colocados para jogar no mesmo time, e a sintonia foi imediata. A equipe deles foi campeã e a partir deste momento iniciaram a amizade.

Na quadra, começaram a competir juntos na escolinha de futsal do CAER. O primeiro treinador da dupla, Henrique Biaggi, destaca que, no início, o pivô sequer entrava em quadra nos jogos.

– O Roni era muito franzino, e a geração um ano mais velha que ele era muito forte. No início ele ia para os jogos só para completar o valor da van e pouco jogava. Porém, ele sempre teve determinação e entendia que o momento dele chegaria. Claro que por vezes teve dúvida e pensou em desistir, mas perserverou e hoje colhe os frutos da sua dedicação.

Com Ernani a situação era um pouco diferente, pois, de acordo com o treinador, o físico do fixo sempre foi sua principal característica.

– Ernani, por outro lado, sempre foi forte fisicamente, o que o tornava dominante nesse aspecto do jogo. Com isso, ele conseguia se destacar no meio dos garotos. Uma coisa interessante sobre ele é que sempre quis se tornar jogador de futsal. Até flertou com o futebol, recebeu propostas para migrar para o campo, mas decidiu ser atleta da bola pesada.

Arquivo Pessoal

Roni (camisa 9) e Ernani (segundo agachado a esquerda) juntos pelo CAER. Foto: Arquivo Pessoal

Após o período na cidade natal, Roni e Ernani seguiram pelos mesmos destinos até alcançarem o status de profissionais do futsal. A primeira experiência de ambos fora de Três Rios-RJ foi na cidade mineira de Juiz de Fora, no mesmo clube, o Sesi, sob o comando de Ivan Gal, mas em momentos diferentes. Porém, logo se reencontraram no sub-20 do Vasco da Gama, treinados por Marcelo Akra, conquistaram o estadual em 2012 e foram vice-campeões da Taça Brasil duas vezes. Mas além das glórias, passaram por alguns perrengues no período em que moraram juntos no alojamento de São Januário, como lembra Ernani.

– Certa vez choveu muito no Rio de Janeiro, e a entrada para o alojamento estava cheia de poças e precisávamos passar sobre umas tábuas de madeira. O Roni foi na frente e quando pulou em uma delas pisou em um prego e deu um grito. Eu vim logo atrás e pisei no mesmo prego. Isso foi uma semana antes da semifinal do Carioca sub-20. Tivemos que ir juntos no hospital fazer curativo e tomar a vacina contra tétano, sem deixar ninguém saber para não correr o risco de ficar de fora do jogo decisivo. No fim, deu tudo certo, conseguimos jogar e sermos campeões na sequência, mas foi um grande susto!

Arquivo Pessoal

Roni e Ernani jogaram juntos no sub-20 do Vasco. Foto: Arquivo Pessoal

…deu tudo certo

Após a passagem pelo Gigante da Colina, Roni e Ernani seguiram caminhos diferentes. O pivô foi para o sul do país e passou por Floripa Futsal, São Miguel do Oeste-SC, Abelardo Luz-SC, Guarapuava-PR e Parobé-RS. O momento mais marcante para Roni neste período foi em 2016, quando marcou sete gols em uma única partida e lembra com carinho da ocasião.

– Eu jogava pelo Abelardo Luz e vencemos o time de São Lourenço por 11 a 5 com sete gols meus. Foi um dia importante para a cidade porque era a inauguração do ginásio e ficou marcado não só pela quantidade de gols que fiz no jogo, mas por um deles ter sido o primeiro do novo local e o resultado garantir a nossa classificação para a semifinal da Copa Catarinense de Futsal, na qual terminei como artilheiro.

Ernani também acabou indo para o sul do país, mas após sair do Vasco teve uma passagem pelo futsal paulista, onde defendeu o São Paulo/Suzano. De lá, foi para a cidade de Videira-SC e despertou o interesse de Joaçaba-SC, comandado por Cassiano Klein na época.

Após quatro temporadas sendo treinado por Cassiano, Ernani alçou voos internacionais. Jogou no Meta Catania, da Itália, Zaragoza, da Espanha, e no Kuwait SC, do Kuwait, onde foi campeão nacional em 2021. Após o título, recebeu o convite de seu antigo técnico para voltar ao Brasil e se juntar ao time de Cascavel na disputa da Liga Nacional.

Alisson Lima

Ernani e Roni em ação pelo Cascavel. Foto: Alisson Lima

A equipe de Cascavel terminou a fase de classificação na segunda colocação geral e, para os playoffs, recebeu o reforço de Ernani, que veio com o voto de confiança do treinador e do amigo de infância. Cassiano destaca uma característica especial nos dois: “fome de aprender”.

– O principal aspecto dos dois é a força de vontade, a fome de aprender e evoluir. Eles são muito parecidos nisso e isso os torna referência pelo comprometimento. Os dois são jogadores universais, conseguem jogar em várias funções dentro do jogo. Trabalhei muito tempo junto com o Ernani e conhecia muito bem. O Roni eu observava há algum tempo e contratei logo assim que cheguei em Cascavel em 2019, de lá para cá a evolução deles é nítida.

A Serpente sagrou-se campeã paranaense nesta semana e este foi o primeiro título da dupla juntos no profissional. Agora o foco total está na luta pelo título da LNF, mas, assim como quando eram crianças, eles têm mais um sonho em comum para realizar.

“Ser convocado para a Seleção Brasileira”

Cascavel e Sorocaba decidem em dois jogos quem será o campeão da Liga Nacional de Futsal 2021. A primeira partida será disputada em São Paulo neste domingo, 12, às 11h, e o segundo jogo será no Paraná, na semana seguinte, no mesmo horário, ambos com trasmissão do Sportv.