Benfica

Jogadores festejam a classificação. Foto: Benfica

O Benfica garantiu a presença na final four da Liga dos Campeões de futsal após vencer o Kairat Almaty, por 1-2, em jogo da 3.ª e última jornada do grupo C da Ronda de Elite, que teve lugar no Palácio dos Desportos Baluan Sholak, no Cazaquistão.

Com a igualdade (2-2) entre o Chrudim e o Luxor St. Andrews, o Benfica sabia que lhe bastava um empate para carimbar o passaporte rumo à fase decisiva da prova da UEFA. O Kairat Almaty, já eliminado e a jogar perante o seu público, não tinha nada a perder e entrou mais descontraído.

Primeiros minutos com sinal mais dos da casa. Aos 2′, Orazov rematou para defesa de André Sousa, e aos 5′ foi a vez de Akbalikov testar a atenção do guarda-redes encarnado. Aos 6′, Cavalcanti lançou Akbalikov em profundidade e este, de cabeça, surpreendeu André Sousa e fez o 1-0.

A perder, o Benfica carregou, teve mais bola, com os cazaques a espreitarem as saídas rápidas. Gonçalo Sobral e Chishkala tentaram a sorte, mas sem sucesso. Aos 8′, Douglas Júnior obrigou André Sousa a aplicar-se. Resposta das águias por Bruno Cintra, mas Cavalcanti opôs-se entre os postes. Jogo de parada-resposta e o Kairat Almaty a tentar o golo aos 10′ por Douglas Júnior e aos 11′ através de Tursagulov. No mesmo minuto, Diego Nunes quase empatou a contenda.

Benfica por cima nesta fase e com elevada pressão sobre os da casa. No mesmo minuto, aos 12′, Cavalcanti defendeu os tiros de Arthur por duas vezes e de Rômulo. Aos 13′ foi Chishkala a ficar perto do empate. O Kairat Almaty sentia dificuldades na construção e os encarnados iam colecionando oportunidades, com Cavalcanti a ser gigante na baliza. Arthur (16′), André Sousa (17′), Silvestre Ferreira (17′) e Arthur (18′ e 19′) obrigaram o guarda-redes do Kairat Almaty a aplicar-se. O intervalo chegou ao Palácio dos Desportos Baluan Sholak com 1-0 no marcador.

Na segunda parte, a toada não foi muito diferente, com o Benfica a entrar a todo o gás e a conseguir o (justo) empate aos 24′. Primeiro remate de Rômulo, a bola sobrou para Arthur, que assistiu o camisola 3 para nova tentativa de remate e, desta feita, estava feito o 1-1.

Com tudo empatado, o conjunto do Cazaquistão subiu as linhas, esticou o jogo na quadra e obrigou o Benfica defender mais atrás. Ainda assim, aos 26′, foi Chishkala a estar perto de ser feliz. Akbalikov, aos 27′, testou a atenção de André Sousa, guardião que negou aos intentos a Caio, aos 30′. À medida que o jogo caminhava para o fim, o risco de ambos os emblemas diminuía.

Aos 36′, Akbalikov, sempre ele, a levar perigo à baliza benfiquista em duas ocasiões. Nos minutos finais, Kaká, treinador do Kairat Almaty, arriscou no 5×4 e o Benfica aproveitou. Aos 39′, Arthur recuperou a bola ainda na sua área e alvejou a baliza deserta para o 1-2. O último minuto de jogo (40′) foi de emoção. André Sousa, de longe, acertou no ferro da baliza cazaque e evitou, entre os postes, o tento do empate a Caio Ruiz.

Apito final, com o Benfica a superar o Kairat Almaty (1-2) e a assegurar a presença na final four da UEFA Futsal Champions League.

As águias vão disputar a derradeira fase da competição com o Sporting, os espanhóis do Palma Futsal e os belgas do Anderlecht. A fase decisiva da prova realiza-se entre 4 e 7 de maio, ainda com local a definir.