FPF
Portugal é atualmente o melhor time do mundo

A Seleção Nacional de Futsal deu seguimento, esta terça-feira, em Matosinhos, ao estágio de preparação que contempla dois jogos com o Japão. A formação orientada por Jorge Braz cumpriu uma dupla sessão de treino, tendo em vista a preparação para a fase final do Campeonato do Mundo 2024, que se realizará no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024.

Portugal defronta o Japão em dois jogos de preparação agendados para o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a 3 e 5 de fevereiro. Ambos os jogos com a equipa nipónica terão início pelas 20h00. Olhando para o histórico de confrontos, Portugal e Japão já se enfrentaram em sete ocasiões (quatro vitórias para a Equipa das Quinas e três empates), sendo que o último jogo disputou-se em agosto de 2021, em Rio Maior, na preparação para o Mundial da Lituânia.

Em declarações ao fpf.pt, Afonso Jesus abordou a importância deste estágio e coloca já o foco na preparação para o Mundial: “Aquilo que fomos fazendo na fase de qualificação serviu também para vermos o nível onde estamos. É tempo de olhar para o Mundial, para a nossa preparação e, acima de tudo, para o que temos de melhorar até lá. O nosso objetivo é chegarmos no nosso máximo ao Campeonato do Mundo. A equipa olha para cada treino e para cada jogo com o objetivo de melhorar. Sabemos que somos capazes de fazer mais e melhor. É com essa mentalidade que temos de encarar esta fase de preparação. O Mundial será um momento competitivo muito exigente. Temos de estar ainda mais bem preparados do que no passado”, começou por dizer.

Desafiado a fazer a antevisão aos dois jogos com o Japão, o jogador de 26 anos prevê intensidade e competitividade, lembrando o encontro de 2021, o primeiro na preparação para o Mundial da Lituânia, conquistado por Portugal: “Espero dois jogos muito competitivos. É uma seleção com muita qualidade individual, jogadores com características muito interessantes, tanto ofensiva como defensivamente. Serão jogos muito intensos e que vão exigir muito de nós. O nosso foco é a nossa preparação e na forma como podemos melhorar. Recordo-me desse jogo de 2021 e o Japão é uma equipa muito equilibrada. Dificilmente comete grandes erros, jogam todos muito bem coletivamente. No entanto, temos capacidade para vencer os jogos e para crescer com esta oportunidade. O grupo está muito bem montado, encaixa na perfeição, temos todos uma relação fantástica. Esse tem sido um fator importante para o nosso sucesso. Teremos obstáculos muito difíceis pela frente e o nosso principal foco é a preparação”, revelou.