Shervin Adeli correu descontroladamente, esquivando-se de corpos como David Campese, antes de pular no ar, socar violentamente e soltar um grito ensurdecedor e duradouro. Foi uma celebração louca, indicativa dos 121 segundos mais loucos de sua carreira em campos de grama ou emborrachados.

A busca da Austrália para alcançar a primeira Copa Asiática de Futsal da AFC desde 2016 estava praticamente encerrada. Eles seguiram o Taipei Chinês na cidade de Taipei faltando pouco mais de dois minutos para o fim. Adeli, no entanto, apareceu não apenas com uma camisa verde e dourada, mas também com uma capa de super-herói.

Primeiro, ele marcou o empate. Então, com apenas 16 segundos no cronômetro, o jogador de 31 anos roubou a bola, contornou um adversário, fez uma dobradinha e marcou a vitória. Os Futsalroos ficaram fora da final asiática.

Lá, a Austrália tentará apreender um dos quatro ingressos para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024. Adeli fala à FIFA sobre essa missão, sua formação iraniana e o jogo contra Falcão na Colômbia 2016.

FIFA
Jogador em ação pela seleção

FIFA: Você é um iraniano-australiano. Quão grande foi o futsal para você enquanto crescia?

Shervin Adeli: O futsal é uma grande referência no Irão. De origem iraniana, o futsal surgiu naturalmente. Veio do meu pai, da minha família. O futebol reduzido era importante para eles e eu jogava desde muito jovem. Acho que minha origem iraniana teve um grande impacto para chegar onde estou hoje.

Você cresceu jogando futsal com Daniel Arzani, certo?

Somos amigos da família. Obviamente, ele também tem origem iraniana. Nós, crianças e nossos pais, todas as semanas nos encontrávamos no parque e brincávamos. Foi muito divertido. Ele teve uma ótima carreira no futebol e acho que o futsal o ajudou a se tornar o tipo de jogador que é.
A Austrália estava a dois minutos de perder a Copa Asiática de Futsal da AFC.

FIFA
Jogador tem experiência também no campo

Qual foi a sensação de marcar dois gols no último minuto contra o Taipé Chinês e se classificar para o Futsalroos?

Cada jogador tem um papel. Sendo eu um jogador sénior, tive que desempenhar o meu papel naquele momento. Era minha hora de dar um passo à frente. Os jogos de futsal nunca acabam. Sempre tivemos crença. Eu não poderia estar mais feliz. Partimos para a Taça Asiática e é muito emocionante para todos nós.

Você evitou o Irã e o Japão. O que você acha do grupo da Austrália na Copa da Ásia?

O Irã e o Japão são obviamente os dois melhores times, mas quando você joga na Copa da Ásia, você sempre enfrentará times de ponta. Esperamos que possamos nos testar contra o Irã e o Japão. Queremos sair do grupo. Se chegarmos onde queremos, tenho certeza que acabaremos jogando contra eles. Queremos voltar à Copa do Mundo. Eu acredito nisso. Nós acreditamos nisso. Tivemos muito mais jogos, muito mais preparação do que o habitual. Acho que isso definitivamente nos ajudou muito. Estamos nos concentrando no Uzbequistão. Vamos encarar jogo a jogo, mas o objetivo é estar entre os quatro primeiros.

Como foi a experiência de representar a Austrália na Copa do Mundo de Futsal da FIFA em 2016?

Foi inacreditável. Jogar em uma Copa do Mundo da FIFA é incrível. Estou muito grato por ter feito parte disso. Você enfrenta os melhores times do mundo. Você vê como eles jogam, como se preparam, como abordam os jogos. Foi realmente revelador. Foi um enorme processo de aprendizagem. Adorei tudo sobre a Copa do Mundo. É algo que acho que todos nós lembraremos pelo resto de nossas vidas. Conseguimos uma vitória no primeiro jogo, o que foi incrível, e jogamos contra o Brasil e o Falcão. Foi incrível ver Falcao ao vivo em quadra, aprender com jogadores assim. Estar na Copa do Mundo deixa você com vontade de vivenciar tudo de novo. Não participamos de uma Copa do Mundo desde 2016. Faremos tudo para voltar a essa fase.

FIFA
Em 2016 o Brasil cruzou o caminho

Até que ponto você acha que o Irã está longe de vencer a Copa do Mundo?

Eles estão sempre forçando, sempre entre os quatro primeiros do ranking mundial. Eles chegaram às semifinais há algumas Copas do Mundo. Para mim, sempre tenho interesse neles, estou sempre acompanhando, apoiando. Acho que eles estão perto. Eles têm uma geração muito boa de jogadores chegando. Eles têm uma liga muito forte no Irã. Com as Copas do Mundo, é só clicar na hora certa. Eles podem vencer qualquer um no seu dia. Vimos equipes vencendo a Copa do Mundo pela primeira vez recentemente. Definitivamente, acho que o Irã tem tudo para vencer este ano.

FIFA
Irã também fez parte da trajetória do jogador

Sei que jogar contra o Irã há muitos anos foi uma experiência especial para você. Como seria jogar contra eles na Copa do Mundo?

Foi muito especial. Obviamente foram emoções confusas jogar contra o país de origem da minha família, mas foi muito divertido. Pude conversar com eles, conviver com eles depois da partida e voltar ao hotel. Isso foi muito divertido e emocionante para mim. Obviamente, na Copa do Mundo, os riscos são muito maiores. Seria um sonho.

Você se destacou contra o Taipé Chinês e na última rodada, marcando cinco gols na última partida contra as Ilhas Salomão. Você acha que está na melhor forma da sua carreira?

Eu estou me sentindo bem. Sou um dos membros mais experientes da equipe. Acho que à medida que você envelhece você fica mais inteligente. Acho que você entende melhor o jogo, se coloca em posições melhores, pensa mais rápido. Estou me sentindo muito confiante, meu corpo está muito bem. Temos alguns jogadores muito bons que entraram no elenco. Todos nós tiramos o melhor uns dos outros.

Você também joga campo. É difícil alternar entre esportes?

A maioria dos Futsalroos treina três noites por semana com seu clube de futebol. Temos uma sessão dupla de futsal no domingo. [Futebol] Fisioterapeutas, treinadores e clubes apoiam muito. Eles sabem que o futsal significa muito para nós. Com a Copa da Ásia chegando, é prioridade. É difícil passar do futebol para o futsal.

Você pode nos contar sobre as iniciações dos jogadores que chegam ao time do Futsalroos?

O que todos esperam é a chegada dos estreantes nos acampamentos. Fazemos com que eles cantem, deixando-os realmente desconfortáveis. Todos nós rimos muito disso. Cada um é tão engraçado quanto o anterior.