Tudo aberto na Liga Nacional. Jogando no Rio Grande do Sul, o Joinville ficou no 2 a 2 diante da ACBF neste domingo (5) em partida muito equilibrada e agora decide a vaga nas semifinais no Centreventos Cau Hansen no próximo domingo (12). Os gols tricolores foram marcados por Henrique e Eder Lima. Já para o time gaúcho, Ernani contra e Murilo balançaram a rede.

Como era de se esperar, Joinville e ACBF fizeram um grande primeiro tempo, de muita marcação, velocidade e com dominância alternada.

O Tricolor começou intenso e abriu o placar logo no primeiro minuto. Henrique roubou a bola e puxou o contra-ataque tocando em Fernando, que bateu, mas parou no goleiro Ryan, na sobra, o próprio Henrique, que acompanhou a jogada, colocou no fundo da rede.

Com a linha alta de marcação, o Joinville pressionava o time gaúcho em sua quadra e conseguia fazer boa recuperação para criar ações ofensivas, até que aos 13 minutos, Ernani marcou contra.

Tiago Selbach recebeu lançamento, ganhou da marcação do fixo e saiu de frente com Willian, que defendeu a finalização de peito, mas a bola voltou nos pés de Ernani, que acompanhava para fazer a recuperação e acabou rolando direto para o gol.

A ACBF cresceu no jogo e passou a acumular chances de gol e ainda viu o Joinville estourar em faltas aos 14 minutos. O técnico André Bié ainda solicitou o vídeo suporte na tentativa de uma sexta falta, que não foi marcada.

Nos últimos segundos, o Tricolor teve boa oportunidade de marcar o segundo na cobrança da quinta falta cometida pelos donos da casa, mas a bola passou a direita do goleiro Ryan.

Lei do ex em dose dupla

Na segunda etapa, os dois times voltaram novamente com muita intensidade de marcação e os dois utilizando pivôs de referência, tentavam agredir mais a área adversária.

Depois de muita velocidade e chances para os dois lados, quem marcou foi Eder Lima. Após cobrança de lateral pela ala esquerda, o pivô recebeu como gosta, na jogada raiz de pivô e de costas para a marcação, girou e fuzilou o gol do goleiro Ryan, fazendo valer a lei do ex.

Precisando buscar o empate, Bruno Iacovino entrou como goleiro-linha aos 16 minutos e na primeira jogada, Murilo marca o empate. Após boa posse e finalização, Willian defendeu e, a sobra, Murilo sozinho na área bateu para o fundo da rede e aplicou novamente a lei do ex, dessa vez em cima do Tricolor.

E apesar de os dois times buscarem a vitória, ficou tudo no empate e a definição fica para o jogo de volta, no domingo (12), às 13h15, no Centreventos Cau Hansen.