RFEF divulgação

Futebol e futsal femininos na Espanha passam a ser profissionalizados. Foto: RFEF divulgação

A Federação Espanhola de Futebol Real declarou as competições estaduais de futebol feminino Primeira e Segunda, primeira e segunda futsal masculina e primeira feminina de futebol de salão a serem profissionalizadas, em uma etapa adicional para avançar no desenvolvimento dessas disciplinas esportivas.

Até agora, essas competições eram consideradas futebol amador, mas a RFEF apresentou uma modificação de seus estatutos, aprovada pelo CSD, que permite que essa qualificação seja estabelecida para as competições que atendem às condições materiais, econômicas, profissionais e de trabalho que o fazem.

Esse fato supõe a criação de Comitês Profissionalizados, onde todos os clubes que participam deles serão integrados e terão autonomia para gerenciar os diferentes aspectos desses esportes, dentro dos órgãos da Federação.

A qualificação da competição profissionalizada pressupõe que, nas bases da competição, haverá uma série de requisitos sobre o profissionalismo dos jogadores de futebol e outros participantes, como treinadores. Essas regras também estabelecerão as condições mínimas de natureza trabalhista que os participantes devem atender, como orçamento dos clubes, orçamento mínimo possível para os funcionários com um contrato de trabalho da primeira equipe, número mínimo de licenças profissionais, salários mínimos para competir, dedicação mínima de jogadores profissionais, etc …

A RFEF entende que, devido às características sócio-trabalhistas dos jogadores, ao volume econômico, à existência de contratos de trabalho e à renda mínima dos clubes participantes, devem se tornar competições profissionalizadas:

 

– A Primeira Divisão do Futebol Feminino

– A Segunda Divisão do Futebol Feminino

– A Primeira Divisão de Futsal para Homens

– A Segunda Divisão de Futsal para Homens

– Primeira Divisão Feminina de Futsal

Serão criados três Comitês de Competição Profissionalizados diferentes, um para a Primeira e Segunda Divisão de Futebol Feminino, um para a Primeira e Segunda Divisão de Futsal, outro para a Primeira Futsal Feminina. Tanto a qualificação como a criação desses órgãos foram aprovadas hoje pela Comissão Delegada da RFEF.