Folha do Mate

Valdin Carvalho, como é conhecido, cursou licenciatura na modalidade EAD. Foto: Folha do Mate

A cada dia a Assoeva vem anunciando novidades em relação à montagem do plantel para 2022. Em meio a sondagens de nomes entre renovações de jogadores e reforços, o clube libera inicialmente os nomes da linha de frente. Depois da confirmação do retorno do técnico Fernando de Paula Malafaia e o acerto com o preparador físico Airton dos Santos Alonço Júnior foram confirmados os primeiros nomes remanescentes das temporadas anteriores.

A lista começa pelo médico ortopedista e traumatologista Dr. Wladimir Scalcon de Moraes. O profissional vai para a quinta temporada na equipe de Venâncio Aires. O profissional será o responsável pelas avaliações do elenco no início da temporada e também pelo acompanhamento ao longo do ano.

Na terça-feira, 1º, a diretoria confirmou a renovação contratual do massagista e atendente Jair Vanderlei Cândido, o Lei, que vai para sua 18ª temporada no clube.

Ontem a diretoria confirmou a prorrogação do vínculo com o supervisor Eliel Hammes. Conforme nota da assessoria do clube, Eliel é o responsável por fazer a ligação dos jogadores e comissão técnica com a diretoria, um gestor no dia a dia, ‘alguém que respira o clube 24 horas’. Ele também deverá auxiliar os trabalhos junto à comissão técnica e os atletas dos elencos de base.

Linha de frente:

Técnico: Fernando Malafaia

Preparador físico: Alonço

Médico: Wladimir Scalcon

Supervisor: Eliel Hammes

Massagista: Lei Cândido

Formação em Educação Física

Natural de Fortaleza, no Ceará, João Batista do Nascimento Carvalho, mais conhecido como Valdin Carvalho, jogou no futsal gaúcho nos últimos 10 anos, com passagem pela Assoeva, de Venâncio Aires, e pela ACBF, de Carlos Barbosa. Foi justamente quando morava em Carlos Barbosa que o atleta começou seus estudos no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Na terça-feira, 1º de fevereiro, esta etapa foi concluída com a formatura do jogador.

Conforme Valdin, ele iniciou os estudos em outra universidade de forma presencial, mas em algumas cidades em que morou não havia como continuar a estudar. “Quando eu joguei em Carlos Barbosa, surgiu essa oportunidade pela Univates oferecer o curso a distância. Eu comecei o curso em 2017 no polo da cidade e depois transferi os estudos para o polo de Venâncio Aires, já que voltei a jogar na Assoeva. Depois veio a pandemia, e graças a Deus deu tudo certo. Demorei muito tempo, mas com força de vontade e a saúde que Deus me deu consegui me formar este ano. Agora eu vou atrás do bacharelado”, relatou.

A escolha pelo curso de Educação Física se deu porque o atleta quer trabalhar na área do esporte após encerrar sua carreira nas quadras. Além das atividades a distância, Valdin também aproveitou a estrutura da Universidade em Lajeado para a aula prática de natação.