Neto Cajaíba
Campo Mourão e Marreco brigam por uma vaga

Das 16 vagas para as oitavas de final da Liga Nacional de Futsal só resta uma para a última rodada. Com 15 equipes já classificadas para os playoffs da LNF, o fim de semana tem emoção em várias partidas agendadas, especialmente daqueles clubes que brigam por melhores colocações na tabela. Por outro lado, só sobrou uma vaga a ser preenchida. E os candidatos a ela são três representantes do Paraná, Estado com maior número de participantes, sete no total.

Marreco, Umuarama e Campo Mourão são os únicos que matematicamente brigam pela última vaga na rodada final. O Marreco é o 16º colocado, com 23 pontos. O Umuarama também tem 23 pontos e ocupa a 17ª colocação. Já o Campo Mourão aparece em 18º com 22 pontos. Os três têm jogos complicados na 23ª rodada. O Marreco encara o Pato no super clássico do sudoeste. O Campo Mourão joga fora de casa contra a Assoeva, que está em 12º, e o Umuarama enfrenta o São André Intelli, 9º colocado, também como visitante.

O Marreco só depende dele para se classificar. Basta vencer o Pato e não se preocupar com quaisquer resultados dos concorrentes. Apesar de estar empatada em pontos com o Umuarama, equipe de Francisco Beltrão leva a vantagem no primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias. O Marreco venceu seus jogos até aqui e o Umuarama cinco. Então, para o Umuarama existem duas condições para se classificar: vencer e torcer por empate ou derrota do Marreco ou se conseguir um empate longe da torcida terá que torcer por derrota do Marreco e para que o Campo Mourão não tenha êxito diante do Santo André Intelli.

Em número de vitórias, o Campo Mourão é melhor que Marreco e Umuarama. O Carneirão venceu sete partidas, mas é o terceiro time entre os 24 participantes que mais perdeu. Foram 14 derrotas. Só Brasília, com 17, e Taubaté, com 15, perderam mais que o time paranaense. Sendo assim, com 22 pontos, terá que vencer na última rodada e torcer para que Marreco e Umuarama consigam, no máximo, empatar seus duelos.

Já classificado, mas querendo se manter no G-4, o Cascavel encara o Blumenau em Santa Catarina e também precisa de um simples empate para que o Jaraguá não tenha chance de atrapalhar os planos do Tricolor. A Serpente tem 42 pontos e 12 vitórias, com saldo de 20 gols. O Jaraguá tem 39 pontos e 11 vitórias, com saldo de 17 gols. Precisa vencer o eliminado Taubaté e torcer por uma derrota da Cobra. Além disso, precisa tirar os três gols de saldo que o Cascavel tem a mais, para levar vantagem no segundo critério de desempate.

Todos os jogos da 23ª rodada da Liga Nacional de Futsal acontecem no sábado às 19h. Classificado, outro Paranaense que entra em quadra na última rodada da 1ª fase é o Foz Cataratas, que em São Paulo vai enfrentar o Corinthians. Eliminado, o Esporte Futuro se despede da competição nacional com um grande jogo, enfrenta o Altântico, vice-líder.