FIFA

Lionel Messi já venceu vários recordes da Copa do Mundo. Foto: FIFA

Messi é um dos seis únicos atletas que jogaram em cinco edições da Copa do Mundo FIFA, ao lado de Antonio Carbajal, Lothar Matthäus, Rafa Márquez, Andrés Guardado e Cristiano Ronaldo.

Messi já disputou 24 partidas da Copa do Mundo, um jogo a menos que o titular do recorde, Lothar Matthäus. “A pulga atômica” vai ultrapassar essa marca se entrar em campo na semifinal e no último jogo, seja a grande final ou a disputa do terceiro lugar.

Messi e Rafa Márquez têm, ambos, 18 partidas como capitães de duas pertencentes em edições da Copa do Mundo. Em segundo está Diego Maradona, com 16.

Paolo Maldini é o atleta que mais jogou minutos da Copa do Mundo, são 2.217. Messi, por sua vez, esteve presente em 2.104 minutos e pode bater o recorde se o jogo da Argentina contra a Croácia, na semifinal, para a prorrogação.

Messi é o único jogador a fazer assistências para gols em cinco Copas do Mundo. Os que mais se aproximam desse número são Pelé, Grzegorz Lato, Diego Maradona e David Beckham, que contabilizaram assistências em três edições do Mundial.

Pelé é quem detém o recorde do maior número de atendimentos na fase de mata-mata, com seis. Messi tem cinco.

Gabriel Batistuta e Messi são os artilheiros da Argentina em Mundiais, com 10 gols cada. Eles são seguidos por Diego Maradona e Guillermo Stabile, ambos com oito; Mario Kempes, com seis; e Gonzalo Higuaín, com cinco.

Messi é também o único jogador que marcou na Copa do Mundo antes dos vinte anos de idade, durante os vinte anos de idade e durante os trinta. Pelé perdeu a oportunidade de ter a mesma marca por causa de apenas quatro meses.

A distância entre o primeiro gol e o último de Messi em Copas do Mundo é de 16 anos e 176 dias. O segundo maior intervalo desse tipo na história dos Mundiais é de Cristiano Ronaldo, com o período de 16 anos e 160 dias.

O prêmio de Homem do Jogo, que começou a ser concedido na Copa de 2002, já foi dado a Messi nove vezes, mais do que a qualquer jogador. Na Copa de 2014 no Brasil, ele recebeu o prêmio quatro vezes, recorde para só uma competição que é dividida com o holandês Wesley Sneijder, que também foi eleito o melhor do jogo quatro vezes na Copa na África do Sul, em 2010.

Miroslav Klose esteve em campo com 17 vitórias pela Copa do Mundo. O número de Messi é atualmente de 15 vitórias.