A Seleção Brasileira Feminina de Futsal foi campeã do Torneio de Fafe nesta semana. Após a campanha invicta, com três vitórias, onze gols marcados e cinco sofridos, o técnico Wilson Sabóia analisou o desempenho da equipe e falou sobre o planejamento para a primeira Copa do Mundo da modalidade, que será em 2025.

“Ao meu ver, tivemos um desempenho que foi próximo à excelência. Logicamente, a excelência seria nota 10, mas eu daria uma nota 8,5 ou 9. O nosso último encontro foi em setembro, há quatro meses a gente não se encontrava. Tivemos dois adversários bem difíceis, dois adversários top do mundo, que são a Espanha e Portugal, e um adversário campeão asiático, que é o Japão. Então a gente se comportou muito bem, tanto na questão ofensiva como na questão defensiva”, disse o treinador sobre o aproveitamento do Brasil no Torneio de Fafe.

Thais Magalhães
Técnico Wilson Sabóia avaliou o desempenho do Brasil durante o Torneio de Fafe.

“Acho que a equipe foi muito bem em nível individual e coletivo. Embora a gente só tenha tido sete treinos, soubemos controlar o jogo. Na maioria das partidas a gente esteve sempre à frente, sempre comandando o placar, sempre tomando as decisões ofensivas e é isso que eu quero”, completou.

Sobre o Mundial de Futsal Feminino, Sabóia revelou que todas as convocações que faz já são pensando na competição, usando o planejamento a longo prazo. O técnico falou sobre o nível das atletas e como pretende se preparar até o ano que vem.

“Todas as convocações que a gente faz já são pensando no Mundial. O Brasil tem atletas com um nível técnico e tático muito altos. Então a lista final vai depender muito do momento da atleta, do entendimento que ela tem e do modelo de jogo que a gente vai propor, tanto para atacar quanto para defender. Vamos tentar equalizar isso para ter uma equipe fortíssima no Mundial em 2025.”

“Em 2024 teremos mais três convocações e vamos mesclar algumas atletas que já vinham com a gente, mas dando a oportunidade a outras também”, finalizou.