A Copa do Mundo de Futsal será disputada entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro. Até lá, o Brasil se prepara para a competição em que tenta o sexto título na Era FIFA. Para alguns jogadores, esta será a primeira vez na competição. É o caso de Willian, do Joinville.

Melhor goleiro da LNF 2020, ele sabe que a concorrência na posição é enorme e nem por isso há o que lamentar. Pelo contrário, ao lado de duas feras da posição, o jogador quer desfrutar dos treinamentos e do convívio no ambiente da Seleção Brasileira. O início já foi marcante.

Thais Magalhães/ CBF

Willian aproveita cada momento no grupo da Seleção Brasileira. Foto: Thais Magalhães/ CBF

Como foi a preparação pela primeira vez na Granja Comary?

Foi algo excepcional. O futsal ter usado as dependências da Granja foi algo espetacular. Acho que nenhum jogador em clube usou aquela tecnologia da sede da CBF. Além de ser um lugar maravilhoso e todo mundo curtiu estar ali, respirando o ar do futebol de campo respeitado no mundo inteiro. Para nós, do futsal, podendo usufruir de tudo isso só faz a gente agradecer por todos que lutaram para que a gente hoje possa ter essa estrutura. É preciso agradecer atletas e comissões técnicas que vieram antes.

Estar na seleção em uma posição tão disputada, como é a briga pela titularidade?

Nem falo sobre titularidade. Tenho 26 anos e é meu primeiro mundial. Vim para cá para fazer meu trabalho, mas respeitando os outros dois goleiros. Além de poder trabalhar com o monstro do Guitta, um goleiro da primeira prateleira do mundo, tem o Djony, com quem já trabalhei, são caras que tenho admiração dentro e fora da quadra. Vim para pegar experiência porque sei que terei outros ciclos de mundial na frente para representar a Seleção Brasileira.

O Brasil está no grupo D da Copa do Mundo da Lituânia. Os comandados de Marquinhos Xavier irão encarar na primeira fase a República Tcheca, Panamá e Vietnã. Dezesseis jogadores tentam trazer o título para o Brasil depois da Seleção ter ficado de fora da final em 2016. Willian quer estar na foto ao lado dos companheiros.