Divulgação

Toledo será palco nos próximos dias da Copa Paraná de Futsal de Surdos 2024. A competição é promovida pela Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP) e acontece nos dias 09 e 10 de março. O evento também vai comemorar o milésimo atendimento via Central de Libras e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano e também da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

A previsão é de que delegações de dez municípios participem das atividades. Mais de 180 atletas são aguardados pela organização. São 10 equipes do masculino e cinco do feminino. Os jogos do masculino serão disputados no Ginásio de Esportes Euzébio Garcia e no CCR. Já os times femininos jogam no Ginásio de Esportes Alcides Pan.

O presidente da FDSP, Anderson Santana, informou que o esporte para surdos não faz parte do desporto paralímpico e que as federações organizam suas próprias competições. No Paraná, existem associações filiadas em 13 cidades. “Aceitamos trazer nossa Copa para Toledo como forma de divulgação da comunidade surda e mostrar para a sociedade que existe o esporte de surdos. O município de Toledo está nos ajudando nesse evento, o qual já é um sucesso, pois é a primeira Copa Paraná com mais de 10 equipes masculinas inscritas e cinco femininas. Estamos quebrando recordes. Estamos fazendo história junto com Toledo e isso é importante”, frisa Santana.

Curiosidades – O maior campeão da Copa Paraná no masculino é a Associação de Surdos de Londrina com sete títulos desde o começo da FDSP.  Já o maior campeão no feminino é a Associação dos Surdos de São José dos Pinhais, ambos são os atuais campeões. As duas entidades também estão presentes nas competições nacionais, onde geralmente chegam nas fases finais. São José dos Pinhais tem atletas na Associação Brasileira e é uma das equipes mais competitivas.

A Federação Desportiva de Surdos do Paraná está presente nas cidades de Curitiba, Pato Branco, Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Medianeira e Marechal Cândido Rondon.

Central de Libras comemora milésimo atendimento – A Copa Paraná de Futsal de Surdos 2024 marca o milésimo atendimento da Central de Libras de Toledo. O serviço que oferece ao cidadão a possibilidade de atendimento no serviço público com intérprete de Libras em tempo real chega a seu milésimo atendimento. Os resultados obtidos e os avanços da plataforma serão apresentados durante a realização do evento esportivo que reunirá surdoatletas de todo o Paraná.

Programação:

Sábado (09/03)

08h00 – Abertura Oficial da Copa no Ginásio Alcides Pan

09h00 às 17h00 – Copa Feminina no Ginásio Alcides Pan

09h00 às 17h00 – Copa Masculina nos Ginásios de Esportes Euzébio Garcia e Aldanir Ângelo Rossoni

Domingo (10/03)

09h00 às 12h00 – Copa Feminina no Alcides Pan e a Masculina nos Ginásios de Esportes Euzébio Garcia e Aldanir Ângelo Rossoni

12h00 – Premiação no Alcides Pan