Dioço Pinto

Portugal inicia caminhada na competição. Foto: Dioço Pinto

A Seleção Nacional de Portugal cumpriu, esta segunda-feira, uma dupla sessão de treinos no Pavilhão Multiusos de Paredes, iniciando os trabalhos que antecedem o arranque da qualificação para o Mundial’2024.

Entre os treinos, Tiago Brito revela que o grupo está determinado em começar este novo ciclo da melhor forma, realçando que as conquistas já fazem parte do passado: “Com a maturidade e a competitividade deste grupo torna-se mais fácil conseguirmos estar sempre concentrados. Estamos muito focados em começar bem este novo ciclo. Sabemos que vamos enfrentar cada vez mais dificuldades e que os nossos adversários estarão mais fortes e mais competitivos. Sentimos que com as nossas conquistas dos Europeus, do Mundial e da Finalíssima os adversários têm ainda mais vontade de nos vencerem. Temos de estar preparados para enfrentar as dificuldades que nos vão aparecer em todos os jogos desta qualificação”, começou por dizer.

Regressado de lesão (falhou a Finalíssima de Buenos Aires), o ala de 31 anos mostra-se muito satisfeito por estar de volta: “Estou muito honrado e agradecido por estar novamente neste grupo, principalmente por partilhar o dia-a-dia com esta família. Quero retribuir esta convocatória com resultados e boas exibições em representação do nosso país”, disse.

Portugal enfrenta a Bielorrússia nesta quinta-feira, em jogo da jornada 1 do Grupo 4 de qualificação. Tiago Brito diz que o grupo já está com a mente nesse duelo: “Já estamos com o foco no jogo de quinta-feira. É um adversário muito difícil, mas a nossa ambição é começar com os três pontos. São uma equipa muito física, forte nos duelos individuais e teremos de estar no nosso melhor e dar tudo em cada lance para sair com a vitória”, acrescentou.

Neste dia 3 de outubro celebra-se um ano da conquista do Mundial’2021. O ala relembra a data, mas aponta já a novas conquistas: “Foi um feito fantástico, é sempre bom recordarmos esse momento que foi histórico para Portugal e para todos nós. No entanto, as conquistas já fazem parte do passado e estamos sempre em busca de novas vitórias e com uma ambição enorme de fazer cada vez mais e melhor”, finalizou.

Depois do jogo com a Bielorrússia segue-se a partida com a Lituânia, em Kaunas, a 11 de outubro, num jogo com início às 19h00 locais (na Lituânia são mais duas horas que em Portugal Continental).

Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.