Divulgação

Jogador do Cascavel aspira voos maiores na carreira. Foto: Divulgação

Depois de falar sobre o início da carreira, várzea, e das passagens por clubes até chegar ao Cascavel, Thiago Augusto, em exclusiva, falou de seu momento na equipe paranaense. Ele que jogou boa parte da Liga Nacional de Futsal em 2019, falou sobre a pré-temporada em 2020, que foi paralisada devido a pandemia. Além disso, o goleiro comentou sobre o que esperar na retomada das competições deste ano e revelou sonhar em vestir a camisa da Seleção Brasileira e jogar na Europa.

Segundo ano de Thiago no Cascavel

O ano de 2019 foi muito especial para Thiago que tanto sonhou em chegar na Liga Nacional de Futsal. Apesar da eliminação do Cascavel ainda cedo na competição, o goleiro ressalta que a temporada foi positiva para a equipe, embora reconheça que poderiam ter chegado mais longe. Entretanto, individualmente ficou até surpreso pela quantidade de oportunidades que teve na LNF.

Contudo, apesar da paralisação ter quebrado o ritmo de pré-temporada onde o Cascavel chegou a conquistar a Copa Três Coroas, inclusive, com Thiago sendo decisivo defendendo pênalti, a projeção ainda é positiva para o camisa 22.

“Esse ano a gente começou muito bem, sendo campeão da Copa Três Coroas, um torneio de pré-temporada. Havíamos estreado no Campeonato Paranaense também. A gente estava muito confiante, como estamos até hoje. Agora seguimos fazendo trabalhos em casa aguardando o retorno das competições. Acredito e espero que 2020 seja melhor que a temporada passada”.

Retomada das competições em 2020

Tanto a Federação Paranaense quanto a Liga Nacional de Futsal ainda não confirmaram o início dos campeonatos. Embora é verdade que a LNF já tenha uma data projetada e aguarda o que pode vir pela frente. Na previsão da organização, equipe do Cascavel, que entrou em consenso e reduziu os salários em 50% de seus jogares, irá disputar a competição no Grupo B.

A princípio, a ideia seria dividir todos os 21 participantes em três grupos regionalizados. Contudo, em uma chave ficariam as equipes de São Paulo, Minas Gerais e Brasília. Nas outras duas, os representantes da Região Sul, com a utilização de um ranking ligado à classificação da primeira fase do ano passado para dividi-los. Sendo assim, o Grupo B seria formado por Carlos Barbosa, Cascavel, Joinville, Atlântico, Foz Cataratas, Marreco e Umuarama.

“A gente quer que volte logo. Com três grupos é bom, e podemos disputar contra times que queremos mostrar nosso potencial, como o Carlos Barbosa, Atlântico… Esperamos que volte logo e que a gente possa fazer o que mais amamos. A gente não sabe quando volta, é complicado, mas o que pensamos é jogar”.

Projeção de Thiago na carreira

As referências de Thiago no futsal são Guita, Tiago e Higuita, do Kairat, este naturalizado cazaque. Todos goleiros, que são muito bons tecnicamente com os pés, uma grande característica de camisa 22 do Cascavel. Ainda em setembro, perto de outubro de 2019, Thiago já havia renovado com a equipe por mais um ano. Segundo ele, está bem adaptado, gostou muito da cidade e afirmou estar muito feliz no clube.

Entretanto, ainda com 23 anos, o goleiro sonha alto e almeja um dia poder jogar na Europa. Além, claro, de vestir a camisa da Seleção Brasileira. Então, perguntado sobre quem poderia ser seus adversários, goleiros promissores no futsal, Thiago citou seis nomes. “Gustavo e Henrique do Tubarão, Barack, Obina, Schütt, Léo Gugiel e Pedro, do Joaçaba”.

Visibilidade no futsal

Recentemente, a TV Brasil fechou parceria com a Liga Nacional de Futsal e irá transmitir um jogo a cada no rodada. A emissora irá cobrir um jogo a cada rodada em todos os domingos, às 11 horas (horário de Brasília). Inclusive, já todos os domingo transmite grandes jogos da LNF. Vale ressaltar que isso não acontecia há mais de 10 anos. A expectativa de todos os jogadores são as melhores, assim como é para Thiago.

“Quanto mais visibilidade a nossa modalidade ter é melhor. É o que nós queremos. Ano passado a Band  chegou a entrar com a Band Sports transmitindo a Liga Paulista. Pra mim será muito bom, pra todos os atletas, não só o SporTV, quanto mais canais passando jogos melhor pra nós. É bom para os clubes, para os patrocinadores. Assim pode ser que vá profissionalizando mais os clubes. Com mais estrutura, mais investimento, seria bom pra todos.

View this post on Instagram

@amsports.com.br @f9assessoria

A post shared by Thiago Augusto (@thiagoaugusto_22) on