Definidos os 16 classificados para a sequência da LNF 2021, é natural projetar como serão os Playoffs. Quem está inserido no processo de organização das equipes, no entanto, antes de olhar para frente, olha para trás. Observar a trajetória construída ajuda a alicerçar o pensamento positivo do que está por vir. Por isso, os treinadores do Foz Cataratas, Joaçaba e São José, 1º do Grupo C, 2º e 3º lugar do Grupo A respectivamente, avaliam as campanhas.

Nilton Rolin

Banana comanda o Foz Cataratas contra o Corinthians. Foto: Nilton Rolin

“A avaliação da equipe na primeira fase foi excelente. Esta primeira fase foi importante o grupo se entrosar e entender o método de trabalho. Trabalhamos o espírito de grupo e valorização do potencial individual de cada um, resultando na conquista do coletivo”, afirma Banana, comandante do Foz Cataratas, que terminou na liderança do grupo mais embolado da competição na fase classificatória.

Na chave A, estiveram presentes o Magnus e o Corinthians, atuais campeão e vice do torneio. O Jaraguá, outro tradicional clube, ficou de fora na última rodada, o que de alguma forma mostra a dificuldade do que foi a disputa no grupo. Terminar em segundo, com a mesma pontuação do time de Sorocaba, surpreendeu o próprio treinador do Joaçaba.

Mayelle Hall

Sananduva enaltece campanha na 1ª fase e quer mais do Joaçaba. Foto: Mayelle Hall

“A avaliação é bastante positiva, surpreendeu também porque fomos vivenciando cada jogo e ganhando confiança. Sabíamos que era importante somar pontos fora de casa, diferente do que foi ano passado. Isso fez com que pudéssemos jogar com um pouco mais de tranquilidade. O grupo foi tendo maturidade na sequência dos jogos”, analisa.

Outro time de boa campanha, o São José, terminou logo atrás do Joaçaba, conseguindo ficar à frente de Santo André Intelli, Corinthians e Jaraguá, clubes de maior tradição, para a satisfação do técnico.

Brenno Domingues

Douglas Navas acredita em jogo parelho do São José contra o Marechal. Foto: Brenno Domingues

“Muito boa a campanha. Fizemos uma boa pontuação, ficando na frente de grandes equipes. Vamos ver agora se a gente consegue galgar alguma coisa maior do que no ano passado”, projeta Douglas Navas.

A partir do outro final de semana iniciam-se os Playoffs. Enquanto se aguarda as datas dos confrontos, já é possível estudar o adversário, pois o chaveamento está definido. O Foz Cataratas medirá forças contra o Corinthians.

“É praticamente outra competição. O grau de dificuldade é outro para todos. Serão jogos com alto nível de dificuldade, jogadores e treinadores experientes. Temos que entender que serão jogos de um nível elevado, e particularmente, o nosso confronto com o Corinthians é um confronto que está totalmente em aberto. Sabemos da tradição do adversário, com treinador e jogadores experientes, mas esperamos fazer dois bons resultados e colocar em prática tudo aquilo que viemos treinando durante o ano”, diz Banana.

O Joaçaba terá um duelo regional. O adversário será outra equipe do interior de Santa Catarina, o Blumenau. Para Paulinho Sananduva, a pressão será grande.

“Muitos dizem que agora a competição vale a pena. Eu acho que a fase classificatória serviu para as comissões ajustarem seus times e agora nos Playoffs são pequenos campeonatos de dois jogos. Então é importante corrigir o que deu errado e enfatizar os pontos fortes. O nível de pressão será maior e é fundamental ter performance fora de casa. Serão jogos tensos e intensos”, projeta.

Por fim, o São José enfrentará uma grande surpresa da LNF 2021, o Marechal. O debutante na competição fez ótima campanha e agora sonha com voos maiores, e tem o respeito do adversário.

“Nessa fase o enfrentamento é muito difícil. Todas as equipes são qualificadas e chegaram nos Playoffs com méritos. Vamos ter a dificuldade de decidir fora, mas a meta é a classificação”, encerra Douglas Navas.

Os Playoffs começam daqui dez dias e você poderá conferir as partidas ao vivo na LNFTV. Um jogo de ida e um da volta nas oitavas será exclusivo do SporTV. Os demais serão transmitidos no canal da LNF, através do PPV. TV Brasil e TV Cultura também transmitirão duelos.