Mesmo estando às vésperas de mais um jogo importante pela Liga Paulista, o Taubaté  encontrou um momento na sua programação de treinos para promover a inclusão pelo esporte, uma das principais missões do time, desde a sua criação, há 11 anos. Nesta segunda, para marcar o Dia Nacional do Surdo, os alunos do SEDES (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) com deficiência auditiva foram convidados para participar de um treino com a equipe principal.

Os alunos, acompanhados de professores, pais e tradutores de Libras (Língua Brasileira de Sinais), conheceram as instalações do Ginásio da Vila Aparecida, os atletas e a Comissão Técnica; participaram do aquecimento com os jogadores para, devidamente aquecidos, dividirem a quadra com os atletas do Taubaté Futsal no tradicional coletivo. O desafio para os jogadores do Taubaté foi jogar sem usar a voz, já que os deficientes auditivos praticam o esporte em silêncio.

A nossa equipe sempre faz questão de realizar um trabalho social; participamos do Projeto Jogando Juntos, realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Taubaté, onde vamos até as escolas e levamos a mensagem de inclusão do esporte. Hoje, Dia Nacional do Surdo, nós resolvemos fazer o convite aos alunos do SEDES, para que eles viessem até a nossa casa, a Vila Aparecida e se sentissem acolhidos, incluídos no nosso dia a dia, além de nos ensinar um pouco sobre a forma como eles praticam o futsal. Essa troca, esse aprendizado para todos que participam é a parte mais importante dessa ação”, afirmou o técnico do Taubaté, Leandro Reis.

Ah… O resultado final do coletivo? Uma vitória, de goleada, do esporte como ferramenta social de acolhimento, em um raro caso onde os dois times saíram da quadra comemorando a conquista e com a certeza de que é possível incluir!

Pela LPF, o Taubaté volta a jogar neste quarta, dia 28, quando viaja até São Bernardo do Campo para enfrentar o São Bernardo / AD do ABCD, às 19h30. Com 6 vitórias em 7 jogos disputados na Liga Paulista 2022, o Taubaté Umbro Futsal lidera o Grupo A, além de ter a melhor campanha geral da competição.