LNFS

Semifinais decidiram os dois times que decidem o título neste domingo. Foto: LNFS

Pela segunda temporada consecutiva, Sporting CP e Barça vão lutar pelo trono europeu na final da UEFA Futsal Champions League. Os dois melhores clubes do continente voltam a se enfrentar em um duelo que proporciona o melhor ambiente para a Arena de Riga, na Letônia, palco de uma Final Four que levou os dois a caminhos muito diferentes nas semifinais. No domingo, a partir das 12h00 (GOL), os catalães vão lutar pelo terceiro troféu, culminando de um fim de semana que ganhou contornos épicos após a virada estelar que lhes permitiu lutar pelo título até a partida decisiva . Antes (09h00 | GOAL), SL Benfica e ACCS Futsal, ambos derrotados nas Semifinais,

BARÇA – SPORTING CP

Domingo 01/05/2022 – 12:00 arena de riga

TV: GOL

Um ano depois, Sporting CP e Barça voltam a defrontar-se na grande final de uma UEFA Futsal Champions League que tem sido cercada de tinturas de vingança. Pelo segundo ano consecutivo, os dois melhores clubes do continente aspiram ao trono em um duelo de alto nível que pode ser visto na GOL a partir das 17h. Os lisboetas conquistaram a vitória no jogo decisivo de 2021, razão pela qual a equipa espanhola não precisa de motivação extra para sair e livrar-se do espinho na Arena de Riga.

Os três troféus continentais dos adeptos do Barcelona são postos em jogo com os dois de um Sporting CP desencadeados graças a uma geração de ouro sob o comando de um histórico Nuno Días. O treinador é o primeiro a comandar o mesmo clube em cinqüenta jogos da Liga dos Campeões e este domingo o fará pela 51ª vez. Nesta ocasião, o atual campeão conta com um representante espanhol, Esteban Cejudo, que também abriu a lata em sua semifinal contra o ACCS Futsal, resolvido com mão de ferro (2-6). O central do Barcelona deixou o Partido Comunista aproveitando a dispensa da UEFA e assinou pelo Sporting. Além disso, os portugueses têm a base do português Campeão do Mundo e bicampeão europeu (João Matos, Erick, Zicky Té ou Tomás Paço) e três dos jogadores mais diferenciais do continente: o guarda-redes Guitta,

Quem não estará na partida decisiva será Pany Varela. Os ’18’ da equipa portuguesa serão a grande ausência da equipa depois de uma infeliz atuação com Bolinha nas meias-finais e, depois de lhe dar um tapa na cara, viu um cartão vermelho direto. Sem ele, o Sporting CP terá de se adaptar a uma nova circunstância num cenário que é bem conhecido nos últimos tempos. E é que, para os verdiblancos, esta será sua sexta final no torneio, a quinta nos últimos seis anos e a que pode igualar um histórico de três finais perdidas e duas vencidas.

Para o Barça, já habituado a esta fase do campeonato, será a sua terceira final consecutiva pela primeira vez na sua história, igualando neste sentido um recorde partilhado com o Inter FS, o FC Dynamo e o próprio Sporting CP. No entanto, o caminho esconde obstáculos inimagináveis, especialmente num estádio em Riga que os obrigou a recuperar de uma derrota por 3-0 ao intervalo para ultrapassar a semifinal frente ao SL Benfica. De forma heroica, os comandados de Jesús Velasco acabaram por conseguir com um golo decisivo de Adolfo a poucos segundos do fim do prolongamento, dando à equipa uma dose incalculável de adrenalina que espera manter para domingo.

Depois das coroas campeãs europeias conquistadas em Lleida em 2012, em Baku 2014 e no Palau Blaugrana em 2020, os catalães pretendem recuperar o seu lugar no Olimpo de Futsal na nona Final Four da sua história, justamente quando se passaram dez anos de sua estreia nesta fase. Para isso, a equipe saiu extremamente fortalecida emocionalmente da eliminatória anterior, mas também em termos de tropas. Além da reação que valeu a passagem para a final, a paróquia do Barça pôde se alegrar ao ver Ferrão novamente sendo um diferencial em campo após mais de um mês de lesão, assim como Matheus que, sem estar fisicamente apto, Ele foi igualmente decisivo na frente do gol.

SL BENFICA – ACCS FUTSAL

Domingo 01/05/2022 – 09:00 arena de riga

TV: GOL

Mais cedo, às 09h00, o português SL Benfica e o francês ACCS Futsal defrontam-se na ‘final de consolação’ da UEFA Futsal Champions League. As duas equipas derrotadas nas meias-finais vão abrir a Liga dos Campeões no domingo, na Riga Arena, com um jogo pelo terceiro lugar de onde sairá o plantel que completa o pódio da UEFA Futsal Champions League 2021/22.

Ao vivo na GOL, a equipe parisiense do ACCS Asnierè Villanueve 92 busca se despedir com uma vitória de sua primeira participação na fase final do torneio. Depois da derrota na meia-final frente ao Sporting CP (2-6), os comandados de Sergio Mullor voltam a defrontar o outro representante português nesta final a quatro. Para a partida pelo terceiro lugar, o Campeão do D-1 do ano passado, contará com a novidade do jovem Touré, um dos seus jogadores de referência que não pôde estar no jogo anterior por estar suspenso. Além disso, o encontro será especial para o craque do ACCS Futsal Ricardinho, que se despedirá da Liga dos Campeões neste domingo e o fará justamente contra o time que ama, o SL Benfica.

Por sua vez, os liderados por José María Pazos ‘Pulpis’ ficaram sem seu grande objetivo, que era estar na Grande Final. Depois de regressar a uma fase final da UEFA Futsal Champions League que não disputava desde a época 2015/16, a equipa de Lisboa terá de se contentar em lutar pelo bronze num jogo em que tem a ‘obrigação’ de vencer ao estreante ACC Futsal. A equipa portuguesa, campeã europeia em 2010, terá a desvantagem de não ter muito tempo para se levantar da dolorosa derrota sofrida em frente ao Barça nas meias-finais (4-5) e do esforço extra feito no prolongamento buscar o passe para a partida decisiva pelo título.