Conmebol
Em fevereiro, Brasil conquistou a Copa América com 100% de aproveitamento

Faltando pouco mais de seis meses para o começo da Copa do Mundo de futsal em 2024, a lista de seleções participantes vai sendo preenchida junto à Fifa (Federação Internacional das Associações de Futebol). Do total de 24 países que irão disputar o torneio no Uzbequistão, de 14 de setembro a 6 de outubro, 11 já estão garantidos.

A entidade determinou que todos os classificados sejam conhecidos até o final do mês de abril. Restam acontecer as disputas eliminatórias na Ásia, na África e na Concacaf – a confederação que reúne países das Américas do Norte, Central e do Caribe. Também no quarto mês do ano, estão previstas as partidas da repescagem europeia, que indicará outras duas seleções para o Mundial.
Países confirmados na Copa.

A Copa da Ásia ainda não tem sede definida e irá acontecer entre 17 e 28 de abril. São quatro vagas para o continente. Já o torneio africano de nações será em Moçambique, com três vagas em disputa. A Nicarágua vai sediar o Campeonato de Futsal da Concacaf, abrindo quatro vagas para 12 times em disputa.

Países confirmados na Copa

  1. Uzbequistão – país-sede.
  2. Argentina – vice-campeã da Copa América.
  3. Brasil – campeão da Copa América.
  4. Cazaquistão – vaga 1 da Europa.
  5. Espanha – vaga 2 da Europa.
  6. França – vaga 3 da Europa.
  7. Nova Zelândia – campeã da Copa das Nações da Oceania.
  8. Paraguai – 4º colocado na Copa América.
  9. Portugal – vaga 4 da Europa.
  10. Ucrânia – vaga 5 da Europa.
  11. Venezuela – 3ª colocada na Copa América.

Veja os grupos:

Grupo A – Costa Rica, México, Suriname e Haiti.
Grupo B – Panamá, Cuba, Canadá e Nicarágua.
Grupo C – EUA, Trinidad e Tobago, República Dominicana e Guatemala.

Repescagem Uefa

Na Europa, ainda serão disputadas as duas últimas vagas numa repescagem de confrontos de mata-mata, no mês de abril. De um lado, vão se enfrentar Polônia e Croácia. E de outro, a Holanda encara a Finlândia. Os vencedores dos jogos de ida e volta se classificam ao Mundial.