Fifa
Gana faz a festa com a classificação

Gana e Namíbia produziram reviravoltas épicas em território inimigo para garantir vagas na AFCON de Futsal, enquanto Líbia e Zâmbia garantiram que todos os quatro empates de qualificação terminassem em vitórias de reviravolta. O quarteto juntou-se a Angola, Egito, Mauritânia e Marrocos na final continental, que terá lugar em Rabat, em abril. As três melhores seleções representarão a África na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024.

O que se desenrolou em Abidjan saiu diretamente de uma banda desenhada. Gana parecia morto e enterrado depois de perder a primeira mão para a Costa do Marfim por 4-0, em casa, em Cape Coast. No entanto, impulsionados por Philip Boye, os Black Stars de Philip Boakye produziram a maior reviravolta na história do futsal africano, vencendo por 6-2, apurando-se graças aos golos fora e regressando às finais continentais pela primeira vez em 28 anos.

“Foi como uma montanha-russa de excitação e descrença”, disse Joseph Mensah à FIFA. “A onda de emoções, a adrenalina correndo em minhas veias e a alegria absoluta de mudar isso nos últimos momentos. “Foi absolutamente incrível. Jamais esquecerei esse sentimento e de fazer história. Estou super animado.”

A magnitude da vitória foi tal que o presidente da Federação Ganense, Kurt Okraku, encurtou as suas funções na African Fashion Night para fazer uma visita improvisada para felicitar a equipa.

A Namíbia também olhou para baixo depois de uma derrota por 5-2 – naquele que foi o seu primeiro jogo internacional – para a Tanzânia, em Windhoek. Mesmo assim, os Brave Warriors recuperaram em Dar es Salaam, vencendo por 6-3 e conseguindo escapar graças aos gols fora.

A Argélia era a favorita depois do empate em 4 a 4 na Líbia. Eles assumiram a liderança em Argel e estiveram a segundos de avançar, apenas para um gol no fim que enviou os Cavaleiros do Mediterrâneo para o Marrocos.

Finalmente, a Zâmbia conseguiu uma casa cheia de derrotas na segunda mão. Depois de perder por 3-2 em Moçambique, os gols de Patrick Banda e Francis Chinyama garantiram uma vitória por 2-0 em Lusaka.