A Seleção Brasileira se aproxima dos últimos testes antes da Copa do Mundo de Futsal. Focado na preparação, o pivô Rafa Santos comentou sobre o último ciclo do Brasil e a importância da conquista da Copa América no começo deste ano.

Conmebol
Rafa Santos estava no elenco campeão da Copa América de Futsal 2024.

Neste sábado (13), às 13h30 (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a França na Arena Jonavos Sporto, na Lituânia. A Band e o SporTV transmitem o jogo. A série de amistosos faz parte da preparação para a Copa do Mundo, que será 14 de setembro a 6 de outubro, no Uzbequistão

“Tivemos um excelente desempenho na Copa América. Não digo isso porque fomos campeões, o título foi nossa cereja do bolo, mas o caminho até a conquista foi de muito trabalho e entrega de todos. Conseguimos fazer um grupo incrível desde a comissão até os atletas, acreditamos no processo e no final deu tudo certo e o título veio para casa.”

A Copa América foi a primeira grande conquista sob o comando do técnico Marquinhos Xavier, que já tinha levantado o troféu em torneios internacionais. O título renovou o brilho para a camisa mais vencedora de mundiais do futsal e aumentou a expectativa para a Copa do Mundo.

“O título foi muito importante para o nosso grupo, porque mostramos que somos capazes de conseguir títulos com a camisa da Seleção. Conseguimos fazer a nossa torcida voltar a acreditar no nosso futsal e sonhar com mais um título mundial”, afirmou Rafa.

Conmebol
Rafa Santos durante a disputa da Copa América de Futsal 2024.

O atleta de 33 anos, nascido em São Bernardo do Campo, em São Paulo, tem mais de dez anos de carreira no futsal. Com passagens por São José, Magnus, Carlos Barbosa, e Nagoya Oceans, no Japão, atualmente o pivô joga pelo ElPozo da Espanha.

Atuando no futsal internacional, Rafa reforça a importância da sequência de jogos que a Seleção Brasileira.

“⁠Fizemos amistosos e torneios contra as melhores seleções atualmente. Isso faz com o que o nosso grupo evolua e esteja acostumado a jogar esses jogos.”

O jogador ainda comentou sobre sua expectativa para a sequência de amistosos diante da França, Ucrânia e Lituânia, que começa neste sábado (13).

Conmebol
Rafa Santos durante a disputa da Copa América de Futsal 2024.

“A expectativa sempre é a melhor possível, que possamos ganhar os jogos, buscar evoluir ainda mais na parte tática e na compreensão do jogo do professor Marquinhos.”

O pivô já vive a emoção de vestir a Amarelinha há algum tempo e usar a camisa da Seleção Brasileira sempre é algo especial. Em 2022, Rafa marcou seu primeiro gol pelo Brasil com a presença de seus familiares, durante a disputa da Copa América daquele ano..

“⁠É um orgulho enorme defender as cores do Brasil. Estou aqui não só realizando o meu sonho, mas de toda a minha família, que sempre me apoiou e me apoia até hoje. Eles nunca deixaram eu desistir nos momentos difíceis, sempre confiaram em mim. Sem eles com toda a certeza eu não estaria aqui.”

Conmebol
Rafa se emociona ao marcar primeiro gol com a camisa da Seleção diante da família.