Neto Cajaíba
O goleiro Rafa Freitas, 27 anos, é natural de Salvador, mas foi morar ainda criança em Brasília. o.

O goleiro Rafa Freitas, destaque do Marreco na temporada 2024, é alto para os padrões do futsal, tem 1,90 metro. Inclusive, ele é o mais alto da Liga Nacional. Com essa estatura, o arqueiro da equipe beltronense acaba fechando o gol literalmente, tanto que já foi escolhido o melhor jogador em quadra por várias vezes.

Rafael Freitas de Oliveira Assumpção Cruz é natural de Salvador (BA), mas ainda criança foi morar em Brasília, onde começou a jogar em uma escolinha em que ficou até seus 15 anos, quando voltou para sua terra natal. Depois ele ganhou uma bolsa na faculdade e disputou os Jogos Abertos Brasileiros, competição em que se destacou e o levou três anos mais tarde para o Brasília Futsal, que já foi comandado pelo Banana, hoje técnico do Marreco. Em 2022, Rafa jogou no Blumenau (SC). Chegou em Francisco Beltrão no ano passado e garantiu o seu espaço na equipe.

Uma curiosidade na vida do Rafa Freitas é que ele já foi treinador de futsal. “Quando eu estava na faculdade, me convidaram pra ser o treinador do time feminino de futsal, fomos muito bem nos Jogos Universitários. Foi uma experiência bem interessante, eu sempre me interessei muito pela questão tática do jogo, de posicionamento, enfim”, comenta o jogador, que tem uma escolinha de futebol na Bahia. A Cades (Centro de Aprendizagem Desportiva) fica em Lauro de Freitas. “Eu tenho um sócio lá que é o professor da escolinha, é de futebol society, tem uma molecada de muita qualidade por lá”, complementa o goleiro do Marreco, que acaba sendo um espelho para os mais novos.

Aniversário junto com o Marreco

Outra curiosidade do Rafa Freitas é que ele faz aniversário junto com o Marreco, em 15 de novembro, só que ele nasceu em 1996 e o clube em 2007. “Fico feliz com essa boa fase do Marreco. Ano passado, trabalhamos muito forte, mas detalhes nos deixaram fora dos playoffs do estadual e da Liga Nacional. Na Série Ouro, você sabe que o caminho é difícil, mas é possível, então estamos muito confiantes este ano. A gente tem um grupo muito trabalhador, espero que possamos trazer alegrias pro torcedor”, diz Rafa Freitas, que define suas principais características como atleta: “Um goleiro com bom posicionamento que busca utilizar a estatura que tem como vantagem no jogo. Estudar o jogo e buscar entender mais da parte tática me ajuda muito na leitura em determinadas situações.”

Goleiros mais altos e baixos da LNF

Nossa reportagem fez uma pesquisa no site da Liga Nacional para descobrir que Rafa Freitas é o mais alto da competição na edição 2024. Mas é preciso destacar também outros goleiros de grande estatura: João, do Brasília, com 1,87m; Gustavo, do Campo Mourão, com 1,88m; Thiago, do Praia Clube, também com 1,88m; e Vitão, do Umuarama, com 1,89m.

Já os goleiros mais baixos da Liga Nacional são: Alê Falcone, do Atlântico, com 1,70m; Eric, do Esporte Futuro, também com 1,70m; Anderson e Vini Mello, ambos do Minas e ambos com 1,69m; Alysson, do Pato, com 1,69m; e Victor, do Foz Cataratas, que é o mais baixinho da LNF 2024.

Os 24 times da Liga Nacional possuem 72 goleiros registrados na modalidade adulta da competição. A média da altura desses goleiros é de 1,78m. O time de goleiros mais altos da competição também é o Marreco, com média de 1,83m (Zé Vinícius tem 1,84m e Jaime tem 1,77m).