A Liga Nacional de Futsal 2024 terá uma final inédita, só resta saber quem será o estreante na decisão: Praia Clube ou Umuarama. As equipes se enfrentam na manhã deste domingo (1º), a partir das 11h, pelo jogo de volta da semifinal da LNF.
Depois do empate em 2 a 2 no Paraná, a vantagem está do lado do Praia Clube, que decidirá a vaga em casa, na Arena G3, em Uberlândia. Com o artilheiro da Liga na equipe — Gilvan, com 27 gols em 28 partidas —, os mineiros têm uma campanha equilibrada na LNF, tendo eliminado Campo Mourão e Santo André nos matas, após terminar a fase de grupos na quinta colocação.
Do outro lado da quadra, contudo, estará um adversário que já mostrou não se importar com favoritismo. O Umuarama, nono colocado na fase de grupos da competição, vem embalado por uma classificação histórica à semifinal em cima do Joinville, atual vice-campeão da Liga.
Na casa do Joinville, o time saiu atrás do placar, buscou a virada duas vezes e eliminou os catarinenses da LNF com um 4 a 3, após um empate em 1 a 1 na primeira partida. Até ali, o Joinville contava com a melhor campanha da Liga e era tido como um dos grandes favoritos à taça de 2024. O resultado deu ao Umuarama ao menos um título: o de zebra da temporada.
Mas não é só a motivação que está a favor dos paranaenses. O grupo também conta com a segunda melhor defesa da LNF, com apenas 39 gols sofridos. O problema é que o Praia vem logo atrás, em terceiro, com 40. Ou seja, não é provável que a decisão tenha um placar elástico. Em caso de novo empate, o jogo vai para prorrogação, em que nova igualdade classifica os mineiros, pela melhor campanha na LNF.
A partida, que tem início às 11h deste domingo (1°), terá transmissão ao vivo pela LNF TV, Cazé TV, BandSports e SporTV. Já a outra semifinal ocorre neste sábado (30), às 19h30min, entre Jaraguá e Pato Futsal.