Quando tudo parecia perdido, Portugal buscou forças em busca de uma virada heroica sobre a Espanha. Com 2 a 0 no placar, os espanhóis viram os rivais chegarem ao empate no tempo normal. A virada teve traços de crueldade com um gol contra de Raya na prorrogação. No fim, ainda deu tempo de Pany ampliar para 4 a 2 e garantir a classificação à semifinal na Copa do Mundo de futsal, em Vilnius, na Lituânia.

Os gols de Espanha 2 x 4 Portugal pela Copa do Mundo de Futsal.

A Espanha saiu na frente com gols de Adolfo e Adri. Portugal, porém, garantiu a classificação com gols de Andre, Zicky, Raya (contra) e Pany.

Primeiro tempo zerado

 FIFA Getty Images

Pany comemora o quarto gol de Portuga. Foto: FIFA Getty Images

A Espanha teve a primeira grande chance da partida. Ricardinho errou em uma saída de bola e entregou nos pés de Adolfo. O espanhol, mesmo com o gol livre, mandou para fora. Na sequência, foi a vez de Portugal ficar perto de abrir o placar. Bruno Coelho fez grande jogada individual e encheu o pé, mas mandou para fora. Aos 16, o camisa 7 dos portugueses voltou a ameaçar o gol de Herrero em cobrança de falta.

O time espanhol até ameaçou em um chute forte de Chino, com uma bela defesa de Bebé. Portugal, porém, era melhor. Tinha o controle do jogo, mas exagerava nas faltas. A menos de dez minutos para o fim do primeiro tempo, os portugueses chegaram ao limite de cinco faltas. Por isso, Portugal precisou mudar o estilo de marcação. Ainda assim, voltou a ficar perto do gol em finalização de Miguel Castro para uma nova defesa de Herrero.

FIFA Getty Images

Ricardinho sob a marcação de Adolfo Fernandez. Foto: FIFA Getty Images

Aos 13 minutos, Borja chutou forte, e Bebé defendeu com os pés. André Coelho respondeu pouco depois, mas mandou para fora. A menos de um minuto para o fim do tempo, Bebé fez lambança ao tentar cortar uma bola fora da área e cometeu a sexta falta de Portugal. Adri, porém, desperdiçou o tiro livre e manteve o zero no placar até o zerar do cronômetro.

Espanha abre 2 a 0, mas Portugal busca o empate

Na volta à quadra, a Espanha quase abriu o placar com menos de um minuto. Após pressionar a saída de bola dos portugueses, Raul Campos mandou uma pancada e acertou a trave. O primeiro, porém, saiu logo na sequência. Em passe perfeito de Ortiz, Adolfo Fernandez aproveitou a saída ruim de Bebé e marcou por cobertura.

 FIFA Getty Images

Adolfo encobre o goleiro Bebé, de Portugal. Foto: FIFA Getty Images

A Espanha ampliou pouco depois. Adri, em cobrança de falta, mandou uma bala e marcou o segundo. Àquela altura, Portugal não conseguia armar qualquer resposta à vantagem espanhola. A Espanha fechou os espaços e conseguiu blindar-se por um tempo das investidas dos rivais. Aos 7, porém, Herrero brilhou com duas grandes defesas em sequência, em chutes de João Matos, de longe, e de Zicky, à queima-roupa na sobra.

Portugal diminuiu pouco depois. Em chute de longe, André Coelho contou com a falha de Herrero para marcar o primeiro. Os espanhóis reclamaram de falta de Ricardinho no início da jogada e pediram a revisão em vídeo, mas os árbitros mantiveram o gol. Os portugueses mantiveram a pressão e chegaram ao empate com o grandalhão Zicky a quatro minutos do fim: 2 a 2.

 FIFA Getty Images

Zicky festeja o gol de empate de Portugal. Foto: FIFA Getty Images

A virada quase veio em seguida, com uma bola na trave de Erick. Portugal, mais uma vez, estourou o número de faltas a um minuto do fim. Mas, ainda assim, Ricardinho quase marcou o seu em rápido ataque, mas parou nas mãos de Herrero. No minuto final, a pressão foi toda da Espanha. A um segundo do zerar do cronômetro, por pouco Adolfo não conseguiu desviar uma bola cruzada para dentro do gol. Na cobrança do escanteio, o próprio Adolfo mandou na trave. O jogo, porém, foi mesmo para a prorrogação.

Portugal vira com gol contra e garante classificação

A Espanha manteve o mesmo ritmo na prorrogação. O time pressionou em busca do gol logo no início do primeiro tempo da prorrogação. Raya mandou bonito ainda na área de defesa, tentando encobrir o goleiro Bebé, que fez grande defesa. Só que Portugal chegou à virada. Raya tentou fazer o corte e encobriu o goleiro Herrero: 3 a 2.

A Espanha foi para o tudo ou nada no segundo tempo da prorrogação. Adri foi deslocado para a posição de goleiro-linha. Logo no início, porém, Ortiz errou um passe e deu nos pés de Pany, que aproveitou o gol aberto para ampliar. Na reta final, o time espanhol amassou os rivais, com uma bola na trave e três defesas de Bebé. Portugal, porém, segurou a pressão e eliminou os bicampeões mundiais.