FPF
Portugal venceu mais uma

A Seleção Nacional de Futsal venceu, esta quarta-feira, a congénere da Geórgia, por 4-2, em jogo relativo à 2.ª jornada do Grupo E da Ronda de Elite de acesso ao Mundial’2024. Com este triunfo, Portugal passa a liderar o agrupamento de forma isolada, contando agora com seis pontos, mais três que Geórgia e Finlândia, que bateu a Arménia (3-2). Os arménios seguem com zero.

A partida foi disputada no Pavilhão Cidade de Viseu, com lotação esgotada, tendo permitido a Portugal liderar o Grupo E.

Quanto ao jogo, a Equipa das Quinas entrou muito forte em campo. Logo ao 1′, lançamento longo de Edu, Zicky remata de primeira para uma defesa apertada de Kupataze e, na recarga, Tomás Paçó faz o golo. Aos 6′, Pauleta viria a aumentar a contagem, ao finalizar ao segundo poste uma bola parada de Afonso. Portugal dominava claramente a partida e ia demonstrando uma excelente dinâmica ofensiva. À passagem dos 11′, remate perigoso de Erick de pé esquerdo.

O ímpeto ofensivo era evidente e Portugal dilatou a vantagem aos 13′. Grande jogada coletiva de Portugal, Erick atrai a marcação de dois adversários, solta em Tiago Brito que faz o 3-0. Para além da força ofensiva, a formação orientada por Jorge Braz revelava um grande acerto defensivo não dando nada à Geórgia. A equipa georgiana chegou às cinco faltas ainda com cinco minutos para jogar na 1.ª parte e isso condicionou a pressão do adversário. Nos minutos finais da 1.ª parte, a Geórgia apostou no 5×4, mas apenas criou perigo em remates de Thales e Simi Saiotti, facilmente negados por Edu. Mesmo em cima do intervalo, Portugal recupera a defender o 5×4, Erick assiste Bruno Coelho e o camisola 10 faz o 4-0.

O início da 2.ª parte trouxe uma Geórgia mais intensa. Giorgi Ghavtadze (24′) reduziu o marcador nos minutos iniciais e Villian (27′), no seguimento de uma bola parada, fez o 4-2. Portugal chegou à quinta falta muito cedo na 2.ª parte. Edu foi negando alguns ataques perigosos da Geórgia.

A Equipa das Quinas depois acalmou o jogo e foi em busca de mais um golo. A quatro minutos do fim, Zicky esteve muito perto de marcar, depois de rodar sobre o defensor e rematar de pé esquerdo. Na parte final do encontro, Portugal ainda desperdiçou um livre de 10 metros, por Bruno Coelho, mas acabou por controlar a partida, selando o triunfo.

Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo, que será disputada no Uzbequistão. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois convocações.

A terceira e quarta jornada desta Ronda de Elite está agendada para 6 e 10 de outubro, respectivamente, com um duplo compromisso com a Arménia.