Quando se fala em grandes clubes no cenário nacional, Minas Gerais pode se orgulhar de ter dois representantes em uma hipotética lista. As tradições de Minas e Praia Clube aparecem também no futsal. Verdade que ambos ainda não conquistaram o título da LNF, mas o trabalho feito em Belo Horizonte e Uberlândia, respectivamente, sempre colhe frutos além das quadras.

Thiago Trindade
Minas se prepara para a temporada 2024

A temporada 2024 mal começou e o time da capital colocou a primeira faixa no peito. No domingo passado, o Minas foi campeão da Supercopa Minas ao bater o Taubaté na decisão do torneio preparatório. Com 16 atletas no atual elenco, o sexto colocado na classificação geral em 2023 mantém os pés no chão em um ano que será diferente. Isso porque o único clube a disputar todas as edições da LNF tem tudo para ser expoente também no Talentos LNF, afinal é na base a origem do sucesso.

“A gente segue tentando se estruturar para consolidar a formação que sempre foi boa. Segurar o máximo possível os atletas que a gente entende que vão nos ajudar tecnicamente. E, além disso, fazer ajustes e qualificar com atletas mais experientes também, para poder ficar entre os oito e daqui uns dois anos estar em uma semifinal”, explica Luiz Taveira, supervisor técnico do clube.

Lucas Martins
Cabreúva é o novo reforço do Praia Clube

O rival Praia Clube, diferentemente, precisou passar por um processo mais incisivo. Décimo segundo colocado no ano passado, o “clube do ano”, eleito pela FenaClube em 2023, perdeu muitos jogadores, como o pivô Barbosinha, por exemplo. O atual campeão da Taça Brasil aposta em nomes conhecidos, como o goleiro Wolverine, que permanece no time, e de Cabreúva, que vem trazer experiência ao elenco.

“A gente teve que reformular a equipe. Foi uma ação muito grande, pois ficaram somente três atletas do ano passado, por necessidade de perda de jogadores para outros times. Mesmo assim, montamos um grupo competitivo com atletas que chegam para nos ajudar bastante, casos do Cabreúva, Torres, Andrezinho e Fabinho. Temos certeza de que vão vir coisas boas durante o ano”, projeta Adeodato Júnior, supervisor do Praia Clube.

A LNF 2024 inicia-se no dia 22 de março com as 24 equipes em busca do tão sonhado título da competição. Todas as partidas terão transmissão ao vivo no canal da LNFTV no YouTube.