Maurício Moreira
Neguinho tem forte identificação com o projeto Pato

O ala Edison Machado Coelho, mais conhecido como Neguinho, está de volta ao Pato. Ídolo em Pato Branco (PR) e um dos responsáveis pelos principais títulos da história do clube, o atleta teve o retorno confirmado neste domingo (14/01). O último clube de Neguinho foi Shenzhen Futsal, da China.

Com a camisa do Pato, Neguinho conquistou a Série Ouro do Campeonato Paranaense (2017), o bicampeonato da Liga Nacional de Futsal (2018 e 2019), a Taça Brasil de Clubes (2018) e a Liga Sul de Futsal (2018). “Me sinto literalmente em casa voltando para um clube que fui muito feliz. É um privilégio estar perto da família, ter o contato direto com o torcedor pelas ruas da cidade e jogar neste grande clube que é o Pato Futsal. Estou tendo a oportunidade de viver isso novamente e quero seguir escrevendo da melhor maneira essa história em Pato Branco”, destacou.

Além do Pato, Neguinho atuou em Blumenau (SC), Chapecó (SC), São Miguel do Oeste (SC), Jaraguá Futsal (SC), Corinthians Futsal (SP), Magnus Futsal (SP), Kuwait Club (Kuwait), Bintang Timur Surabaya (Indonésia) e Shenzhen Futsal (China). O atleta também soma passagens pela Seleção Brasileira de Futsal, sendo campeão Sul-Americano, dos Desafios das Américas e da Copa América de Futsal.

Diretor Executivo do Pato, Daniel Nekel comentou sobre o retorno de Neguinho. “Trata-se de um atleta com uma linda história com a camisa do Pato, uma carreira brilhante. Tem todo aval da nossa diretoria e comissão técnica para seguir sua trajetória em nosso clube. Para gente será uma alegria e uma honra muito grande poder contar com o talento do atleta e a integridade pessoal”, afirmou.

O Pato inicia a pré-temporada no próximo 17 de janeiro sob o comando do treinador Betinho. Para a temporada 2024, além da contratação do ala Neguinho, o atual campeão paranaense anunciou a chegada do goleiro Renan Seco (ex-Marreco), do fixo Jhoy (ex-Joaçaba), dos alas Ewerton (ex-Minas), Zé Marques (ex-Guarani), Dudu (ex-Foz Cataratas) e Filipe Bahia (ex-AAEMA Mariópolis), além dos pivôs Malinha (ex-Mangueirinha), Bob (ex-Foz Cataratas) e Ton (ex- Veszprém Futsal). A equipe também oficializou a renovação de contrato com os goleiros Djony e Alysson, o fixo Caio Barros, os alas Gê, Ian, Duduzinho, Andeilson e Micael, além do pivô Paulinho Lessa.

Na atual temporada, com Neguinho e companhia, o Pato Futsal irá disputar a Liga Nacional de Futsal, a Taça Brasil de Clubes, a Série Ouro do Campeonato Paranaense, a Copa Paraná de Futsal, os Jogos Abertos do Paraná e a Supercopa de Futsal. Em caso de título da Supercopa, o Pato Futsal também disputará a Libertadores da América.

Perfil do Atleta

Nome completo: Edison Machado Coelho (Neguinho)

Idade: 31 anos

Data de nascimento: 27/03/1992

Naturalidade: São Miguel do Oeste (SC)

Peso: 85Kg

Altura: 1,93m

Clubes

Blumenau (SC)

Chapecó (SC)

São Miguel do Oeste (SC)

Jaraguá (SC)

Corinthians (SP)

Magnus (SP)

Pato (PR)

Kuwait Club (Kuwait)

Bintang Timur Surabaya (Indonésia)

Shenzhen Futsal (China)

Títulos

2013 – Campeão Paulista

2014 – Campeão Taça Brasil

2016 – Campeão Mundial de Clubes

2017 – Campeão Paranaense

2018 – Campeão da Taça Brasil

2018 – Campeão da Liga Sul

2018 – Campeão da Liga Nacional

2019 – Campeão da Liga Nacional

2022 – Campeão da Liga da Indonésia

2022 – Campeão da AFF Futsal Cup

2022 – Campeão da Liga Chinesa

2023 – Campeão da Liga Chinesa

Seleção Brasileira

Campeão Sul Americano – 2018

Campeão dos desafios das Américas – 2019

Campeão Copa América – 2017

Campeão do desafio das Américas – 2012