A Seleção Nacional de Futsal cumpriu, esta segunda-feira, uma dupla sessão de treinos no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, tendo em vista os últimos compromissos da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato do Mundo 2024.

A Equipa das Quinas prepara os com a Finlândia e Geórgia, a contar para a 5.ª e 6.ª jornada desta Ronda de Elite. O encontro frente aos finlandeses será a 15 de dezembro, às 19h30, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra. Segue-se o jogo com a Geórgia, a 20 de dezembro, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi, que marcará o encerramento desta fase de apuramento.

A formação orientada por Jorge Braz, recorde-se, está a uma vitória de carimbar a presença na fase final do Campeonato do Mundo 2024, que se realizará no Uzbequistão.

Pany Varela, entre os treinos, fez uma análise à Finlândia e garantiu que Portugal estará com os níveis de concentração no máximo: “É uma equipa que, em termos coletivos, é muito forte e que, a nível individual, tem jogadores fisicamente robustos, o que é natural em seleções nórdicas. A Finlândia vai estar aqui para tentar roubar os primeiros pontos a Portugal nesta qualificação. Já temos experiência em jogos com eles, sabemos que temos de estar focadíssimos durante os 40 minutos de jogo. Nesta equipa não há facilitismos”, começou por dizer.

O ala de 34 anos lembrou ainda o encontro frente aos finlandeses em setembro, onde Portugal venceu por 5-1: “O jogo não começou da melhor forma para nós. Cometemos alguns erros na pressão e eles aproveitaram muito bem. Conseguimos corrigir cedo e o resultado acabou por ser alargado. Sabemos que o jogo não foi assim tão fácil como o resultado faz transparecer. Queremos voltar dar uma boa resposta e fazer um jogo ao nível do que estamos habituados a fazer”, disse.

A uma vitória de carimbar a qualificação para o Mundial, Pany garante que o foco da equipa é somar mais duas vitórias e encerrar a qualificação só com triunfos: “Quanto mais cedo nós garantirmos a qualificação melhor. Na nossa casa, a jogar com os nossos adeptos, melhor ainda. Temos um objetivo muito claro para este estágio: queremos chegar ao final da qualificação só com vitórias. Para isso acontecer, temos de estar a 100% já na sexta-feira e desconfiar de todos os pormenores. A ambição pela vitória é algo que nos caracteriza desde sempre”, afirmou.

A fechar, o internacional português, que soma 88 jogos pelos AA, falou sobre os estreantes, que neste caso são Lúcio Rocha e Bernardo Paçó: “Os mais jovens já estão habituados a este contexto, só muda a letra ou o número que está à frente: sub-19, sub-21 ou A. Fazem parte desta casa, desta família e são muito bem recebidos. Com a qualidade que existe, cada vez vão aparecer mais jovens e a lista de opções é alargada. Com a qualidade do jogador português, qualquer jovem pode chegar a este patamar se trabalhar para isso. Nós, os mais experientes, temos de nos manter a um nível alto para continuar neste espaço. Ficamos muito felizes por ver que o trabalho de base está a ser muito bem feito”, concluiu.

Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 12 pontos, mais três que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. A Geórgia está no 3.º lugar, com três, enquanto a Arménia tem zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.

FPF
Ala de 34 anos quer garantir a classificação apra o mundial.