UEFA

Jogador terminou como o artilheiro da competição. Foto: UEFA

Birzhan Orazov terminou com dois gols de vantagem sobre um trio de jogadores russos e conquistou o prêmio Melhor Marcador Alipay, apesar do Cazaquistão ter sido eliminado nas quartas-de-final do UEFA Futsal EURO 2022.

O bis de Orazov frente à Ucrânia, na segunda-feira, foi suficiente para ser o quarto jogador a terminar como melhor marcador sem tivesse disputado as meias-finais de um Futsal EURO. Dessa lista também fazem parte o português Ricardinho, em 2016, o italiano Saad Assis, em 2010, e o sérvio Predrag Rajić, em 2007.

Artem Antoshkin, Ivan Chishkala e Anton Sokolov, este último com um golo na final, terminaram a prova com cinco tentos. No entanto, com as assistências a servirem como critério de desempate, Antoshkin ficou em segundo e Chishkala em terceiro.

No capítulo das assistências, Ortiz faz duas pela Espanha no jogo do terceiro e quarto lugar, o seu último pela seleção, e juntou-se ao compatriota Sergio Lozano, ao cazaque Douglas Junior e aos russos Sergei Abramov e Antoshkin, todos com cinco. Tal como em 2018, Douglas Junior repete esta distinção.