A cada Mundial de Futsal o assunto volta à tona: o Brasil é hepta ou pentacampeão do mundo? Quantas Copas do Mundo foram realizadas até aqui, oito ou 11? A polêmica acontece há pelo menos três décadas desde a entrada da Fifa no futsal em 1989. A questão é que, antes da Era Fifa, aconteceram três Mundiais, organizados pela antiga Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), hoje conhecida como Associação Mundial de Futsal (AMF).

 Thaís Magalhães

Uniforme do Brasil da CBF tem apenas cinco estrelas. Foto: Thaís Magalhães

O Brasil conquistou duas destas competições (1982 e 1985). O Paraguai levantou o caneco em 1988. A partir da chancela da Fifa, a seleção brasileira faturou o título em mais cinco oportunidades: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. A Espanha foi campeã em 2000 e 2004. A Argentina levou a Copa do Mundo de 2016.

A Fifa é irredutível quanto à contagem de títulos. Para a entidade, só devem ser considerados os Mundiais a partir de 1989. Como o futsal é gerido atualmente pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que é ligada diretamente à Fifa, o Brasil passou a usar uma camisa com apenas cinco estrelas em cima do escudo por determinação da própria CBF.

Responsável pela gestão da seleção brasileira entre 1979 e abril deste ano, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) considera o Brasil heptacampeão. Tanto que o site oficial da entidade relembrou todas as conquistas brasileiras desde 1982 em matéria publicada na última semana.

Incidente diplomático no Mundial 2012

A polêmica envolvendo a contagem de títulos dos Mundiais de Futsal viveu o seu auge em 2012 na Copa do Mundo da Tailândia. O Brasil chegou para disputar a competição com uma camisa com seis estrelas, alusivas aos títulos anteriores, incluindo os Mundiais da Fifusa.

A Fifa notificou a CBFS sobre o caso, criando um incidente diplomático. Presidente da CBFS na ocasião, Aécio de Borba Vasconcelos lamentou o incidente.

– Nunca tivemos problemas quanto a isso. Em 1989, jogamos o Mundial com duas estrelas na camisa. Em 2008, no Brasil, atuamos com cinco estrelas na camisa e não houve qualquer tipo de reclamação por parte da organização – disse Aécio em 2012.

Getty Images

Falcão no Mundial de Futsal 2012 com a camisa com duas estrelas borradas. Foto: Getty Images

Com a notificação, a CBFS improvisou um pequeno borrão em cima de duas estrelas, transformando o hexa em tetra. Por ironia do destino, o Brasil foi campeão daquela edição do Mundial, tornando-se heptacampeão do mundo nas contas brasileiras e penta na contagem da Fifa.

– Quem ganhou os Mundiais organizados pela Fifusa não foram Brasil e Paraguai (1988) e sim o futsal. A organização de uma Copa do Mundo foi uma conquista do nosso esporte. O fato de as competições terem promotores diferentes não modifica nada – comentou Aécio de Borba na ocasião.

No Mundial de 2016, na Colômbia, o Brasil voltou a atuar com apenas cinco estrelas na camisa para evitar mais um incidente diplomático com a Fifa. Na ocasião, a seleção brasileira não passou das oitavas de final ao ser eliminado pelo Irã nos pênaltis.

Getty Images

Uniforme do Brasil no Mundial de 2016 também teve apenas cinco estrelas. Foto: Getty Images

Confira todos os campeões do Mundial de Futsal:

Organizados pela Fifusa:

1982 – Sede: Brasil; campeão: Brasil

1985 – Sede: Espanha; campeão: Brasil

1988 – Sede: Austrália; campeão: Paraguai

Organizados pela Fifa:

1989 – Sede: Holanda; campeão: Brasil

1992 – Sede: Hong Kong; campeão: Brasil

1996 – Sede: Espanha; campeão: Brasil

2000 – Sede: Guatemala; campeão: Espanha

2004 – Sede: Taipé Chinesa; campeão: Espanha

2008 – Sede: Brasil; campeão: Brasil

2012 – Sede: Tailândia; campeão: Brasil

2016: Sede: Colômbia; campeão: Argentina