Rafael Favero
Marlon Araújo treina com a seleção brasileira em Gramado desde a última segunda-feira (22).

Nasceu em Canoas e foi criado em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, o único gaúcho na seleção brasileira de futsal atualmente. O fixo Marlon Araújo está concentrado com a delegação em Gramado, na Serra, na preparação para a Copa América, que começa em 2 de fevereiro, no Paraguai.

Marlon saiu no Rio Grande do Sul rumo à Espanha em 2018. O último clube no Brasil foi a ACBF, de Carlos Barbosa. Ele se transferiu para o Inter Movistar, onde ficou até 2020, quando migrou para o também espanhol Palma. Em meados do ano passado, ele deu início a uma nova jornada no El Pozo, da cidade de Murcia.

O fixo conversou com GZH depois de um dos treinamentos em Gramado, no Ginásio Perinão. O atleta está ansioso pela Copa América e feliz com o desempenho do grupo na pré-temporada.

— A gente sabe a importância que tem um título antes do Mundial, de dar confiança para a seleção brasileira. A maioria do pessoal já se conhece. O treino já começa com uma intensidade bastante alta  — avalia.

O jogador de 36 anos também não esconde a alegria de representar o Rio Grande do Sul na competição. Já são cerca de cinco anos longe do Estado natal.

— Estou muito feliz. Já aconteceu outras vezes (ser o único gaúcho). Quantas pessoas poderiam e gostariam de estar aqui? E eu tenho esse privilégio de poder representar o meu país e Estado — comenta.

Entre os títulos pela ACBF, Marlon conquistou um Mundial, duas Libertadores e uma Liga Nacional. Além disso, tem uma Champions League, pelo Palma, e uma Liga Espanhola, pelo Inter Movistar.

Homenagem

Marlon recebeu o título de cidadão Nova Santa-ritense em julho de 2023, em homenagem aprovada pela Câmara de Vereadores após indicação da vereadora Ieda Maria Bilhalva.

No Brasil, o auge do fixo foi em Carlos Barbosa, mas ele também passou por times como Santo André Intelli, Keima Futsal e Copagril. A proximidade com a modalidade — na qual se profissionalizou aos 17 anos — começou ainda na infância, no Clube dos Empregados da Petrobrás (Cepe), em Canoas.

Em busca do título

O Brasil segue em Gramado até esta terça-feira (30), quando ainda na madrugada inicia o deslocamento para Luque, no Paraguai, onde ocorre a Copa América. A seleção está no Grupo B, com Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru. No Grupo A, estão Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador e Chile.

Os times se enfrentam em turno único, todos contra todos. Os dois primeiros de cada chave avançam paras as semifinais e conquistas a tão sonhada vaga na Copa do Mundo, que será sediada no Uzbequistão, entre setembro e outubro deste ano.

Rafael Favero
O pivô Rafa (à esquerda) e o fixo Marlon, companheiros do El Pozo, na Espanha, no aquecimento no ginásio Perinão, em Gramado.