Fifa
Marinovic tem a braçadeira da Croácia

O Uzbequistão não evoca memórias felizes para Dario Marinovic. O croata teve algumas raras folgas do trabalho no início de 2017. Ele planejava passá-lo assistindo Novak Djokovic, seu ídolo, superar Roy Emerson e se tornar o sete vezes campeão do Aberto da Austrália, com recorde absoluto.

O deus da linha de base e do backhand sérvio transformou a Rod Laver Arena em seu próprio castelo, conquistando cinco das últimas seis coroas. Então ele encontrou um curinga uzbeque que usava óculos verdes e tinha sua mãe como treinadora principal. Denis Istomin, 117º colocado no planeta, surpreendeu Djokovic – e o esporte – em uma maratona de cinco horas.

Marinovic está agora desesperado para vencer a sua própria maratona – e visitar a terra natal de Istomin. Apesar de lutar para chegar lá desde sua estreia na Croácia, há 16 anos, o extremo nunca disputou a Copa do Mundo de Futsal da FIFA™. Agora Marinovic está a apenas um obstáculo – um play-off a duas mãos contra a Polónia – de distância.

Fifa
Marinovic em ação pela Croácia

FIFA: Seu primeiro grande torneio foi o EURO em 2012. Quão bom foi se sair tão bem diante de seus próprios torcedores?

Dario Marinovic: Foi lindo. Foi o primeiro grande torneio para nós, nossa geração. Estávamos jogando na frente de nossos fãs. Não sabíamos o que esperar, quão fortes éramos, quantas pessoas viriam nos ver. Os fãs foram incríveis. Jogamos para 15 mil pessoas. Nossas apresentações também foram muito boas. Vencemos o nosso grupo, chegamos às semifinais e depois perdemos um jogo muito disputado para uma das melhores seleções do mundo (Rússia). Como esportista, você vive para torneios como esse. Foi mágico. Foi algo que todos nós lembraremos pelo resto de nossas vidas.

A Croácia venceu a Polónia por 3-1 no último UEFA EURO. O que você achou desse jogo?

Foi o primeiro jogo da nossa geração contra eles. Não sabíamos muito sobre eles. Eles nos surpreenderam. Eles eram uma equipe muito boa. No final ganhámos, mas o nosso goleiro foi o melhor em campo.

Quão confiante você está de que a Croácia superará a Polônia e se classificará para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA?

Nós simplesmente temos que vencer. Já se passaram quase 25 anos desde que fomos à Copa do Mundo. Estou na seleção nacional há 16 anos. Temos muitos jogadores que estão nisso há 10 anos ou mais. Eu sei o quanto isso significa para todos nós. Eu ficaria triste ao olhar para trás e saber que nunca joguei uma Copa do Mundo. É o maior objetivo de todos os jogadores e espero realmente que consigamos chegar lá. Também seria enorme desenvolver o futsal na Croácia.

Como você avalia esta seleção da Croácia?

Temos qualidade para estar na Copa do Mundo. Temos alguns bons jogadores jovens e alguns jogadores experientes cujos nomes estão no mapa do futsal, como eu e o Franco [Jelovcic]. Acho que se nos classificarmos para a Copa do Mundo poderemos competir contra qualquer um. Eu realmente espero que esse momento chegue.

Falando em Franco, o que você acha dele como jogador?

Ele é um dos meus melhores amigos – não apenas no esporte, mas na vida. Ele é uma pessoa magnífica. Como jogador, ele é excelente. Poucos jogadores croatas tiveram carreiras de sucesso no exterior. Ele é um dos poucos que conseguiu isso. Ele teve uma grande carreira, disputou grandes competições e teve atuações excelentes em momentos cruciais. Se você perguntar ao Barcelona quem é Franco, eles lhe dirão. Essa talvez seja a melhor maneira de descrever o quão bom ele é.

Fifa
Croácia precisa passar pela Polônia para ir à Copa

Você é o maior artilheiro de todos os tempos da Croácia e tem feito excelentes atuações por eles durante anos. Quão orgulhoso você está de sua carreira na Croácia?

Estou na seleção há 16 anos e não perdi nenhum jogo importante. Houve apenas um período em que perdi alguns jogos por causa do joelho. É difícil permanecer na seleção, porque sempre há muitos bons jogadores tentando ocupar o seu lugar. Então, quando penso nisso, fico orgulhoso. Também tenho orgulho de ser o artilheiro. Mas quero muito completar meu ciclo na seleção jogando a Copa do Mundo. Isso completaria tudo para mim.

Fifa
Croácia quer vaga na Copa

Qual é a sua lembrança favorita de assistir à Copa do Mundo de Futsal da FIFA na TV?

Brasil contra Espanha na final [de 2012]. Falcao marcou aquele famoso gol quando estavam cinco contra quatro e mandou o jogo para a prorrogação. Aí o Neto marcou aquela vitória incrível logo no final. Acho que é um momento icônico na história do futsal.

Fifa
Para o croata, Brasil, Portugal e Espanha são os melhores times.

Portugal dominou o futsal nos últimos anos, o Brasil ressurgiu… quem considera a melhor equipa do mundo?

O Brasil tem os melhores jogadores. No futsal, porém, não se ganha nada no papel. É preciso ter um elenco forte, trabalhar em equipe, lutar 40 minutos. Penso que Portugal faz tudo isso bem. Eu diria que Brasil, Portugal e Espanha são os melhores times. A Argentina também está lá em cima. Acho que o Brasil teve os melhores jogadores nas duas últimas Copas do Mundo, mas não conquistou o título. É muito difícil dizer quem vai ganhar este.

Fifa
Portugal é o atual campeão do Mundo

Finalmente, você pode nos contar sobre sua apreciação por Novak Djokovic?

Ele é um dos maiores artistas da história do esporte. Eu sou um grande fã. Além de extremamente talentoso, ele está sempre focado e motivado. Ele sempre encontra uma maneira de escapar de partidas que parecem perdidas. Ele tem 36 anos, mas ainda compete contra jovens jogadores de ponta. A sua vontade de vencer é um exemplo para todos os desportistas. Acho que Djokovic, [Roger] Federer e [Rafael] Nadal proporcionaram a maior era da história do tênis. Há argumentos para que cada um seja o maior de todos os tempos, mas para mim Novak é o número um. Agora que estou mais velho, sei como é difícil completar o jogo ao mais alto nível contra adversários mais jovens. Djokovic ainda faz isso na sua idade. Ele é um jogador fenomenal.