Fifa
Jogador projeta a participação charrua no mundial

O Paraguai será o país onde serão reservados quatro ingressos sul-americanos para a próxima Copa do Mundo de Futsal da FIFA™. Em um continente dominado pelo Brasil, 10 vezes vencedor da Copa América de Futsal, a Argentina emergiu como seu principal adversário e atualmente detém o título regional. Se alguém tem chance de perturbar o duopólio, é o Paraguai. Vice-campeão da última Copa América, também disputada em Assunção, sua evolução é tão inegável quanto incessante.

Damian Mareco será fundamental para as esperanças do Paraguai no torneio que começa em 2 de fevereiro. Seus objetivos são primeiro chegar às semifinais e, consequentemente, se classificar para o Uzbequistão 2024, e segundo conquistar o continente pela primeira vez.

Baseado no Córdoba, na Espanha, Mareco conversou com a FIFA horas depois do sorteio que decidiu que dividirão grupo com Chile, Colômbia, Equador e Venezuela.

FIFA: Em que condições o Paraguai está rumo à Copa América?

Damian Mareco: Passei duas semanas no Paraguai treinando com a equipe e estamos muito bem. Estamos motivados, ainda mais porque jogaremos no Paraguai. Fisicamente somos muito fortes. Infelizmente, as seleções que têm jogadores no exterior têm essa dificuldade: os jogadores não podem treinar todos juntos. Isso é uma novidade para o Paraguai, porque a maioria dos nossos jogadores acaba de começar a partir para a Europa. Dito isto, estamos motivados e quem está no estrangeiro mostra porque está no estrangeiro.

O benefício de ir para o exterior também pode ser contraproducente, mas no geral você acha que é uma vantagem?

Eu penso que sim. A meu ver, ir para o exterior é uma vantagem porque você desenvolve um ritmo bom e competitivo que é muito difícil de conseguir quando se treina com a seleção nacional. Então é um plus que temos que valorizar. Para nós é algo novo. Raramente tivemos jogadores no exterior. Mas acho que isso nos preparará para um bom desempenho.

O Paraguai chegou às oitavas de final na Lituânia 2021 e foi vice-campeão da Copa América do ano seguinte. Você acha que melhorou desde então?

A verdade é que sim. Na Copa do Mundo, tivemos uma derrota dura para a Argentina. Sinto que estivemos muito bem na primeira parte, mas desabamos na segunda. Depois daquele jogo, acho que demos um passo à frente principalmente em termos de jogo e comprometimento. Muitas vezes faltou um pouco mais de comprometimento nas grandes competições. Temos a obrigação de provar isso todos os dias, em todos os momentos, em todos os amistosos, em todos os jogos, sejam eles oficiais ou não. Acho que avançamos muito. Também ajudou muito o fato de nossos jogadores terem começado a jogar no exterior, para se acostumarem com novos estilos. Agora acho que temos a melhor média de idade dos jogadores: 30 a 33 anos.

O que impediu o Paraguai de dar o próximo passo?

Acho que o que faltou foi exigência, competitividade dentro do elenco. Espero que os nossos jogadores que vão para o exterior nos ajudem a dar o próximo passo. Agora, quando estivermos todos juntos, começaremos a ver o progresso que cada um de nós fez. Acho que esse poderia ser o pequeno passo que faltava para nos tornarmos uma grande seleção nacional.

O que mais te mudou estando fora do Paraguai?

Minha tomada de decisão melhorou muito em pouco tempo. Isso foi bastante perceptível nos amistosos que fizemos com a Argentina. Também o ritmo e o dinamismo que jogar em Espanha lhe proporciona. Você conhece jogadores de todo o mundo – jogadores rápidos, grandes e fortes. Adaptar-se a cada jogador, em algum momento do jogo, também é uma vantagem importante que se ganha na Europa.

Qual você acha que é o melhor clube e seleção do mundo?

A melhor equipa do mundo, pelo que vejo e ouço por todo o lado, é o Barcelona. Mesmo que os resultados não estejam indo bem, acho que eles têm o melhor time do mundo no momento. A nível internacional, Portugal é o melhor. Eles estão ganhando tudo. Ganharam a Copa do Mundo, ganharam tudo na Europa, a Finalíssima contra a Argentina. Eles venceram os melhores times do mundo. Portugal é a equipa mais completa neste momento.

E o melhor jogador do mundo?

Quem está se destacando – e de longe – é o Pito. Joguei contra ele em dezembro e ele é incrível. Ele tem tantas armas. Ele aparece pela direita, pela esquerda, atua como pivô. Ele joga de costas para você e como craque. A única coisa que ele não pode fazer é jogar no gol! (risos) . Já assisti muitos vídeos do Pito, mas não importa o quanto você o estude, ele sempre vai te surpreender com algo diferente. Ele é o melhor jogador do mundo.

Quais são as metas do Paraguai para 2024?

Nosso primeiro objetivo é a classificação para a Copa do Mundo. Depois de conseguir isso, se Deus quiser, precisaremos dar um passo a mais para nos tornarmos um grande time vencendo a Copa América. Jogando em casa, acho que temos boas chances. Sempre tivemos um objetivo claro na Copa do Mundo: ir mais longe do que nunca e chegar às semifinais. Esse é o sonho. Estamos muito bem preparados para isso, mas depende muito de nós e do que fizermos em quadra.

Você acha que seria um choque para o mundo do futsal vê-lo nas semifinais do Uzbequistão 2024?

Para muita gente seria um choque, porque o futsal paraguaio não é muito conhecido. A única coisa que se vê do futsal paraguaio é nas Copas do Mundo, na Copa América e nos play-offs. A nível de clubes, com exceção da Libertadores, que o Cerro [Porteno] venceu, não se vê muita coisa. Seria um choque não só para as pessoas de fora do país, mas também para o nosso próprio povo, que não acredita em nós. Para nós, jogadores, comissão técnica e dirigentes, não creio que seria um choque. Porque podemos ver o progresso, podemos ver as mudanças e sabemos que podemos dar muito mais do que temos dado.