LNFS
Chaveamento até a decisão

O sorteio da Final Four dos Campeões da UEFA Futsal colocou o Mallorca Palma Futsal frente ao campeão da edição de 2010, o SL Benfica. A outra semifinal será disputada por Sporting Clube de Portugal e Royal Anderlecht Futsal. As duas semifinais são disputadas na sexta-feira, 5 de maio. A disputa pelo terceiro lugar e a final serão no domingo, 7 de maio. O Velódromo das Baleares será o palco de todos os jogos, num encontro em que a seleção maiorquina atua como anfitriã.

O Mallorca Palma Futsal já conhece o seu rival para aquela que será a sua estreia numa Final Four da mais alta competição europeia. A equipa de Antonio Vadillo defronta o Benfica na sexta-feira, dia 5 de maio, na segunda meia-final, que terá início às 21h00. Assim, terá de enfrentar uma regularidade na luta pelo título europeu, uma equipa lisboeta que venceu a edição de 2010, ao bater na final o Inter FS. Na última temporada, eles terminaram em terceiro lugar, eliminados pelo Barça nas semifinais (4-5).

A equipe de Antonio Vadillo tentará conquistar o primeiro título da sua história diante de sua torcida, após uma temporada formidável na estreia europeia: venceu 5 jogos em 6 disputados. Eles desistiram apenas de um empate contra o Kairat Almaty na rodada principal. Na ronda de elite venceu Dobovec (8-2), Piast Gliwice (5-0) e Novo Vrijeme Makarska (2-1) para chegar à sua primeira Final Four.

Nesta edição da UEFA Futsal Champions League, o SL Benfica venceu o Grupo 4 da ronda principal, ao bater Haladas (3-1), Uragan Ivano-Frankivsk (4-1) e United Galati (8-1). Na ronda de elite, perdeu com o checo FK Churudim (3-3), mas depois venceu o Luxol St. Andrews (6-0) e, no jogo decisivo, derrotou o Kairat Almaty, do Cazaquistão (2-1).

O Benfica contava com o espanhol José María Pazós, o Pulpis, mas o galego deixou o banco no passado mês de março. O novo treinador é Mário Silva. No plantel do Benfica destacam-se dois campeões do Mundo e do Campeonato da Europa com a seleção portuguesa: o guarda-redes André Sousa e o extremo Afonso Jesus. De destacar ainda os nomes do russo Ivan Chiskala e do brasileiro Higor Souza, que disputou duas temporadas no Mallorca Palma Futsal e que vai defrontar a sua antiga equipa. O clube lisboeta pagou a cláusula de rescisão em setembro.

Sporting Clube de Portugal defronta o Anderlecht

O campeão das edições de 2019 e 2021, Sporting Clube de Portugal, defronta o Royal Anderlecht Futsal na primeira meia-final, que terá início na sexta-feira, pelas 18h00. A equipa portuguesa foi vice-campeã na época passada, derrotada pelo Barça, e procura tirar esse espinho em Maiorca. Tem como base a seleção portuguesa que conquistou o Mundial e o Eurocopa, com estrelas como Zicky Té, Pany Varela ou Tomás Paçó. Eles também contam com o italiano Alex Merlim e o espanhol Esteban Cejudo. O Anderlecht belga vem de eliminação do Barça na Ronda de Elite, depois de empatar 5-5 no jogo frente aos catalães e vencê-los por golos. No mercado de inverno perdeu o brasileiro Fits, que assinou pelo Inter FS.

O sorteio foi dirigido por María Mayans, coordenadora dos projetos da Fundação Miquel Jaume e encarregada de organizar a Final Four do Mallorca Palma Futsal. O técnico argentino e campeão do Mundial de 2022 no Catar, Lionel Scaloni, foi o encarregado de extrair as bolas da badalação que emparelhou a seleção das Baleares com o Benfica na estreia em uma Final Four continental.