LNFS

Jogadores do Malllorca comemoram a classificação paraa Final Four. Foto: LNFS

Mallorca Palma Futsal, Sporting, Benfica e Anderlecht vão disputar a Final Four da UEFA Futsal Champions League, que decorrerá nos dias 4, 5 e 6 e 7 de maio, ainda com sede por confirmar. O representante da LNFS vai defrontar duas equipas portuguesas e a campeã belga. A equipa maiorquina qualificou-se para a sua primeira Final Four e tornou-se na quarta equipa espanhola a chegar à fase final neste formato. Já o fizeram antes Inter, ElPozo Murcia Costa Cálida e Barça, que não vão poder defender a sua condição de campeões em título depois de terem sido eliminados por apenas um gol.

O Mallorca Palma Futsal marca um novo marco na sua história: vai disputar a Final Four da UEFA Futsal Champions League no ano da sua estreia na Europa. A equipa orientada por Antonio Vadillo vai lutar pelo título continental pela primeira vez na sua história e fá-lo-á invicta nas competições europeias, depois de cumprir duas fases excecionais na Ronda Principal (uma vitória e dois empates) e no Grupo B da o Round Elite (três vitórias) em Son Moix.

Sem nada em jogo, o encontro com o croata Novo Vrijeme, que assina a terceira vitória (2-1) da semana, foi o argumento perfeito para que seja um dia festivo e comemorativo antes, durante e depois do jogo. A torcida reagiu com mais força quando foi disputada em um sábado à noite e se divertiu com os seus para comemorar um feito histórico.

O saxofonista Manu Díaz animou a antevisão ao ritmo da música de temas de Quevedo e Bizarrap, LMFAO ou com a lendária ‘Free From Desire’ que enganchou as bancadas para o jogo, num espetáculo musical com o pavilhão às escuras e um performance pela pista sob um feixe de luz que iluminou o artista e com centenas de lanternas dos celulares acompanhando-os desde as arquibancadas, criando uma atmosfera surpreendente.

O plantel do Mallorca Palma Futsal já faz parte da história do clube balear depois de escrever uma das páginas mais brilhantes da sua biografia, que se supera todos os anos, atingindo patamares impensáveis ​​até há poucos anos. Estar entre as quatro melhores equipas da Europa e lutar pela UEFA Futsal Champions League é um prémio para uma carreira desportiva que completa 25 anos no próximo mês de julho.

A equipa comandada por Antonio Vadillo estreou-se na mais alta competição europeia como vice-campeã da LNFS e juntou-se ao seleto grupo de equipas espanholas que têm conseguido participar num campeonato continental deste calibre. O Mallorca Palma Futsal junta-se a Barça, Inter, ElPozo Murcia, Levante e Playas Castellón, as únicas equipas da Liga Nacional de Futsal a participar na UEFA Futsal Champions League.

Os clubes LNFS dominam o velho continente e as equipas espanholas somam onze títulos da UEFA Futsal Champions League, sendo Inter e Barça os detentores do maior número de títulos. Os madrilenos classificam-se como a equipa mais vitoriosa com cinco troféus a seu favor, enquanto os catalães têm quatro títulos nas suas vitrines, incluindo as duas últimas edições.

O Mallorca Palma Futsal, estreante na UEFA Futsal Champions League, vai tentar emular cinco clubes como o Playas de Castellón em 2002, o russo Viz Sinara (2008), o italiano Montesilvano (2011), o Barça (2012) e o russo Gazprom em 2016 , que conseguiu ser campeão em sua primeira participação na mais alta competição continental.

A festa começou no final do jogo com os jogadores em quadra arengando aos torcedores e com nova apresentação do saxofonista ao ritmo de ‘Despechá’, ‘Bella Ciao’ ou ‘Vou sobreviver’. Os torcedores nas arquibancadas e os jogadores do Mallorca Palma Futsal na quadra cantaram, dançaram e tiveram um momento para comemorar. A concretização do sonho de estar na Final Four da UEFA Futsal Champions League.

No Grupo A, o Sporting venceu o Città di Eboli por 5-0 e confirmou a presença na Final Four. O campeão português é também o atual vice-campeão da UEFA Futsal Champions League. A equipa de Nuno Días perdeu a final de 2022, mas venceu em 2019 e 2021. Os quatro títulos foram partilhados entre a equipa de Lisboa e o Barça desde a mudança de designação da Taça UEFA de Futsal 2018/19.

O duelo dos antigos campeões entre Benfica (2010) e Kairat (2011 e 2013), em Almaty do Grupo C, coube aos portugueses (1-2). O treinador espanhol José María Pazos repete o apuramento para a Final Four na segunda época ao serviço do clube lisboeta. Ao intervalo, os portugueses perderam com golo de Akbalikov, mas Rómulo (24’) e Arthur (39’) fecharam o passe para a equipa encarnada.

Por fim, no Grupo D, o Anderlecht, ex-Halle-Gooik, disputará a Final Four pela primeira vez em sua história. A equipa de Luca Cragnaz deixou o atual campeão fora da luta pelo título ao empatar com a equipa do Barcelona (5-5) e golear o Romeno United Galati na última jornada. Os belgas já receberam os maiorquinos na Ronda Principal, num duelo que terminou empatado (2-2) em Roosdaal.