Pedro Paulo Dias
Deives é o grande líder do time

A camisa 10 do Corinthians já foi usada por grandes craques. Porém, quando o assunto é futsal, ninguém chega nem perto dos feitos de um jogador que tem o apelido de “baixinho”, mas que se torna cada vez mais gigante na história do clube usando esse número: o pivô Deives, que viveu um drama familiar recentemente.

Já são oito temporadas e 14 títulos pelo Timão. Um número que faz dele o maior vencedor em todos os tempos do Corinthians considerando os esportes coletivos profissionais (futebol masculino, futebol feminino, futsal e basquete).

É um dado muito forte, interessante. Eu fico feliz demais com isso, é uma motivação do caramba. Quando cheguei no clube, nunca imaginei que teria essa identificação e conquistaria tantos títulos. Me sinto muito honrado com isso, é uma motivação muito grande, absurda pra mim”, disse ele ao UOL.

O aproveitamento de Deives também impressiona. Ele precisou de 16 finais para conquistar 14 troféus pelo Corinthians. Número que pode aumentar neste ano, já que a equipe ainda disputa a Liga Nacional (torneio no qual é atual campeão) e o Paulista.

“O importante é estar disputando finais. Com essa camisa, tem que sempre querer isso. Na final, vai muito do momento. Sou o único atleta que esteve nos dois títulos de Liga Nacional do Corinthians, fui o capitão nas duas conquistas… São dados fortes, importantes, que me motivam ainda mais a seguir no clube e continuar buscando títulos”, falou.

Tantos títulos conquistados criaram uma identificação muito grande com o clube e também a idolatria do torcedor corintiano. Mas, segundo Deives, isso não veio apenas por conta dos troféus.

“É um casamento que deu liga, deu bons frutos por isso. Pela minha entrega e pela minha vontade. Eu me identifico com o clube. O principal pra mim é essa identidade com o clube, fazer o máximo quando está em quadra. O cara pra jogar no Corinthians tem que entender bem a história do clube. O torcedor apoia, é fiel, como o nome fala. O mínimo que ele espera do jogador é que honre a camisa, que lute, que não desista nunca. Minhas características em quadra são essas”, explicou.

“Eu sou muito grato ao torcedor. Me sinto um cara de muita sorte. Onde eu vou, jogando no Brasil inteiro, recebo esse carinho do torcedor corintiano. É aquele sonho de criança. Me sinto muito valorizado pelo que faço em quadra”, falou ele.

Capitão da equipe e maior referência do elenco, Deives também é artilheiro do Corinthians na Liga Nacional de Futsal, com nove gols marcados. Aos 38 anos, ele segue sendo um dos principais jogadores de futsal do Brasil.

Jogador superou drama pessoal

Quem vê Deives brilhando com a camisa do Corinthians em 2023 pode não imaginar o drama que o jogador viveu desde o fim do ano passado. Durante uma viagem de férias, ele e a família descobriram um tumor nos rins do filho Matías, de apenas dois anos.

“Estávamos fora do país, ele começou com uma dor abdominal, nós achamos que era uma dor de criança, como todas têm. Levamos no hospital, quando chegamos lá eles começaram a fazer uma série de procedimentos que víamos que não era o normal. Reviraram ele, ficamos quase 15 horas no hospital na França. Estávamos vivendo um sonho, acabado de ser campeão da Liga, passando Natal em Paris… A gente chega em uma sala do nada com três pessoas pra dizer que seu filho de dois anos tem um tumor nos rins. Você perde o chão, a gente acha que não tá acontecendo. Eu achei que era um pesadelo e ia acordar, estava completamente em choque”, relembrou.

Matías passou por cirurgia no dia 12 de janeiro para retirada do tumor. O procedimento teve um resultado positivo e hoje ele segue fazendo acompanhamento com exames de rotina, mas está curado.

A doença e o tratamento fizeram a esposa de Deives se mudar para o Rio Grande do Sul com os três filhos do casal. Apesar da distância pela primeira vez na carreira, o camisa 10 do Timão se mantém firme e se apoia, inclusive, no carinho que recebe dos corintianos.

Quero receber

“Eu estava um pouco abandonado da minha fé e Deus foi maravilhoso ao curar esse tumor. É um processo muito doloroso. Fiquei dois meses sem fazer absolutamente nada. Eu não tinha força para correr na esteira, mesmo sendo alguém que não consegue ficar sem treinar. Foi muito louco, muito forte. Não tem sido fácil, estou tentando tirar forças, e o torcedor corintiano tem sido maravilhoso. Não consegui responder nem 10% das mensagens que recebi. Foi uma onda de amor, de carinho, foi um absurdo”, completou.

Confira todos os títulos de Deives com a camisa do Corinthians:

Liga Nacional de Futsal – 2016 e 2022

Liga Paulista – 2015, 2016, 2018 e 2019

Supercopa do Brasil – 2019, 2020 e 2021

Copa do Brasil – 2018 e 2019

Campeonato Paulista – 2019 e 2022

Supercopa Paulista – 2019