O Magnus fez a dobradinha e venceu o Corinthians em mais uma final na temporada 2023. O time do interior paulista ganhou o clássico por 3 a 1 e conquistou o título do Campeonato Estadual de futsal, na noite desta segunda-feira, na Arena Sorocaba.

Guilherme Mansueto
Magnus conquista estadual.

Os gols da decisão foram marcados por Leandro Lino, Rodrigo e Levy (contra), enquanto Canabarro descontou para os visitantes.

Esta foi a segunda vez que as duas equipes protagonizaram uma final neste ano. Em outubro, na decisão do Campeonato Paulista de futsal, Magnus levou a melhor em uma prorrogação eletrizante e buscou o empate após estar perdendo por 2 a 0 a 1:16 do fim.

A equipe do interior conquista o bicampeonato do Estadual, um ano depois de vencer o título pela primeira vez em 2022. Nesta noite, o empate levava à prorrogação após o 2 a 2 na ida, mas os sorocabanos venceram no tempo normal.

Este foi o último torneio da temporada. Magnus fecha 2023 com três títulos: Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Estadual. O Corinthians, por sua vez, termina o ano sem nenhuma taça.

Guilherme Mansueto
Magnus conquista estadual.

O jogo

Com Charuto suspenso e Genaro lesionado, Magnus entrou em quadra sem seus dois principais pivôs. Mesmo com a ausência da dupla, o técnico Ricardinho optou começou sem nenhum pivô de origem. Apesar dos desfalques foi para cima e deu as cartas nos primeiros dez minutos.

A primeira grande chance foi com Lucas Gomes, que cortou para o meio e chutou para a defesa do goleiro Lucas Oliveira. Na sequência, Pepita driblou o adversário na área, finalizou de bico e Lucas Oliveira salvou com os pés. Ernesto também teve grande oportunidade logo depois, mas mandou por cima.

A primeira vez que o Corinthians assustou o goleiro Françoar foi com cerca de sete minutos, na finalização de Canabarro.

Guilherme Mansueto
Magnus conquista estadual.

Logo em seguida, Magnus respondeu com o próprio Françoar, que ultrapassou o meio da quadra e chutou para a defesa de Lucas. A equipe da casa ficou mais uma vez perto de marcar após duas chegadas consecutivas de Dieguinho e Ernesto.

Faltando ainda mais de dez minutos de jogo, Sorocaba já havia atingido o limite de faltas do primeiro tempo, enquanto o Corinthians tinha cometido apenas duas.

Depois disso, a partida esfriou, mas deu tempo para o time do interior voltar a levar perigo: na falta batida por Capita, Leandro Lino quase abriu o placar de letra.

Depois tanto criar, o Magnus finalmente tirou o zero do placar. A 6:13 para acabar a primeira etapa, Ricardinho deu um belo passe de cavadinha para Leandro Lino que, fazendo valer a lei do ex, chutou de perna esquerda para abrir o placar para o time da casa.

Mesmo depois do gol, o time do interior continuou melhor no jogo, pressionando o Timão, mas não criou mais nenhuma chance de impacto. O Corinthians cresceu depois disso e teve duas chances seguidas com Canabarro e Yan, de fora da área.

O primeiro tempo parecia se encaminhar para o fim, mas em uma jogada despretensiosa João, do Magnus, cometeu falta no campo de ataque e o Timão foi para a marca do tiro livro direto.

Guilherme Mansueto
Magnus conquista estadual.

Na cobrança de Canabarro, Françoar fez a defesa, mas o árbitro mandou voltar, pois o joelho do camisa 2 encostou na linha. Na segunda tentativa, Canabarro não perdoou, bateu no canto esquerdo e deixou tudo igual.

Assim que o gol saiu, o técnico Ricardinho trocou o goleiro e colocou Kelvin na vaga de Françoar. Em uma das suas primeiras participações no jogo, Kelvin foi ao ataque, deixou a meta vazia e no erro de passe, o goleiro Lucas Oliveira chutou em direção ao gol. Esperto, Leandro Lino cortou a linha da finalização e salvou a equipe de tomar a virada.

Na volta do segundo tempo, Leandro Lino chutou de fora da área e o goleiro Lucas Oliveira espalmou. Lino, em seguida, recebeu na área e quase marcou novamente.

A pressão continuou e depois foi a vez de Ricardinho finalizar e obrigar o goleiro corintiano a fazer grande defesa. Pouco tempo se passou e mais uma vez Ricardinho teve a chance de fazer 2 a 1, mas desta vez a trave estava no caminho e salvou o Corinthians.

Guilherme Mansueto
Magnus conquista estadual.

Mas, logo depois, a trave não foi capaz de salvar o bico do Capita, que surgiu a 14:38 do fim. Rodrigo pegou a sobra à meia-distância e encheu o pé, no seu tradicional bico, para recolocar o Magnus à frente no placar.

Precisando do empate para, ao menos, forçar a prorrogação, o Corinthians se salvou e só não empatou por conta do pé salvador de Kelvin, na finalização de Luizinho. Depois, Deives chutou contra o chão e o goleiro do Magnus pegou de novo.

Após a paralisação de cinco minutos pelos sinalizadores, o Timão quase empatou quando Gugu Flores apareceu livre na área para chutar no travessão. Logo depois, Kelvin espalmou novamente e manteve o 2 a 1 no placar.

O time sorocabano respondeu com Ernesto, que teve duas chances para fazer o terceiro gol. O goleiro Lucas Oliveira salvou na primeira e com pouco ângulo, o camisa 27 chutou na trave no rebote.

A cinco minutos do fim, o Corinthians colocou Yan como goleiro-linha e logo em seguida ficou perto de empatar, quando Canabarro fez o goleiro Kelvin espalmar mais uma vez.

Apesar do goleiro-linha em quadra, quem levava mais perigo era o Sorocaba, que teve duas grandes chances seguidas. Na primeira, Lucas defendeu o chute de Pepita. Na segunda, restando 2:15, os donos da casa fizeram o terceiro gol e ampliaram a vantagem.

O Timão perdeu a bola que sobrou para Leandro Lino tocar para Ricardinho receber na linha de fundo e cruzar para trás. Levy tentou tirar, mas acabou se atrapalhando e a bola entrou: gol contra do camisa 15 e placar 3 a 1.

O Corinthians tentou as últimas investidas, mas o Magnus se fechou bem e garantiu a vitória e o título.