LNFS

Liga Espanhola é uma das mais concorridas no mundo. Foto: LNFS

A LNFS em conjunto com os seus clubes pretende dar um passo mais longe para alcançar o reconhecimento do Futsal como desporto profissional e, para isso, concebeu uma campanha em que irá decorrer ao longo da temporada diferentes ações para envolver clubes, jogadores e torcedores em apoio ao referido pedido.

Os clubes da Primeira Divisão cumprem os requisitos que a Lei do Desporto, no seu artigo 46.2 estabelece, que são: a existência de vínculos laborais entre os Clubes e os atletas e a importância e dimensão económica da competição. No dia 8 de maio, o Conselho de Administração do LNFS apresentou um extenso relatório ao CSD, solicitando, nos termos do artigo 8.e) da Lei 10/1990 de 15 de outubro, sobre o Esporte, a qualificação como competição profissional, onde se reflete que os requisitos para obter tal reconhecimento são mais do que atendidos.

A LNFS, que organiza a competição desde a sua criação em 1989, continua a trabalhar em benefício dos seus clubes associados, que ainda aguardam a comunicação do RFEF do protocolo sanitário e da data de início da competição, conforme já referido. Eles são donos da Primeira e Segunda Divisões de Futebol e da Liga de Basquete ACB, esportes que gozam do reconhecimento dos esportes profissionais.

ALNFS conseguiu que o Futsal espanhol adquira grande relevância económica, após a venda dos direitos audiovisuais até à temporada 2022/2023, através do qual o LNFS garante um rendimento superior a um milhão de euros por temporada e um rendimento mediático auditado pelo Empresa Kantar Media que varia, dependendo do clube, entre 3 e 30 milhões de euros. A isto somam-se as receitas da venda internacional de direitos televisivos e os acordos de patrocínio que tem com a JOMA, LaLigaSports, Futbar, RehabMedic, BeSoccer e Sierra de Cazorla.

Por fim, é de referir que a competição oficial tem uma grande implantação social, visto que após o último relatório apresentado pela RFEF na época 2016/2017, o Futsal tinha 117.633 licenças a nível nacional. Além disso, o LNFS tem cerca de 900.000 seguidores em seus perfis de mídia social e o número médio de espectadores dos jogos mais assistidos é de cerca de 300.000 espectadores.

Aproveitando o dia da hashtag, a LNFS iniciou esta campanha com o slogan #LigaFutsalProfesional e interagiu com todos os torcedores de futsal através de seu perfil no Instagram, que mostrou seu momento mais futsal usando a hashtag e se juntando ao sonho de se converter ao Futebol Sala de esportes profissionais.