Eles atuam no limite das quadras e têm a importante missão de conduzir o espetáculo. Fundamentais em qualquer esporte, os árbitros, tanto quanto os atletas, buscam a qualificação à medida em que a modalidade avança. Parte de um produto cada vez mais valorizado como é a LNF, é natural a preocupação para que estes profissionais estejam em sua plenitude durante o campeonato.

Rafael Arantes
Equipe de arbitragem na Final da LNF 2023

É pensando justamente nisso que a LNF promove, no final da primeira quinzena de abril, um período de preparação dos árbitros. O encontro acontecerá em Curitiba, de 12 a 14 de abril, com a participação de 125 oficiais. Serão três dias muito intensos de atividades.

“Vamos tratar das atualizações para 2024, controle de jogo, planificação de partida e assuntos mais específicos voltados para o bom andamento da arbitragem durante o ano de 2024. Vamos também iniciar um estudo voltado à questão física dos árbitros, buscando a evolução nesses pilares também”, explica Sandro Brechane, coordenador de arbitragem.

Preocupada com a equidade da disputa, famosa pela competitividade, a LNF investe em quem tem a responsabilidade de conduzir os jogos, muitas vezes definidos nos detalhes. Assim como os clubes se prepararam para encarar a maratona durante o ano, a arbitragem também valoriza a qualificação a partir de iniciativas como essa.

“Essa iniciativa da LNF promove a padronização de regras, melhora a comunicação entre os profissionais e contribui para a qualidade e imparcialidade das decisões durante as partidas. Além disso, os encontros presenciais possibilitam uma troca de experiências e conhecimentos entre os árbitros, resultando em um melhor desempenho coletivo e, consequentemente, buscando um futsal de alta qualidade”, conclui Renata Leite, também coordenadora de arbitragem.

A LNF 2024 inicia dia 22 de março com a partida entre Tubarão x Cascavel. Nessa temporada, todas as partidas terão transmissão ao vivo no canal da LNFTV no YouTube. Na quinta-feira, dia 21, às 19h, tem o “Ligados na LNF!”, programa de lançamento da temporada.