X1 futsal
Jogador em atuação na Itália

Nascido em Mogi das Cruzes, João Zatsuga começou no futsal aos 7 anos de idade. Jogando hoje no futsal italiano, João começou na base do Corinthians. Ele ficou três anos no clube e foi onde aconteceu a mudança de chave para João e a decisão de seguir carreira no futsal.

Depois do Corinthians, o jogador teve passagem por outros clubes, como São Caetano e Juventus da Mooca. O clube que ele mais jogou no Brasil foi o Juventus, ele ficou lá por quatro anos. Foi pelo ótimo desempenho no clube paulista que aos 16 anos recebeu uma proposta da Europa.

“O Juventus é um clube que eu tenho muita gratidão e respeito! Lá que eu tive mais oportunidade e me desenvolvi como jogador de futsal. Consegui aprender muitos durante os anos que fiquei lá. Essa passagem representa uma mudança de chave na minha vida, foi lá que eu me destaquei, o que fez com que eu chegasse na Europa” explica João.

João foi contratado pelo AS Roma onde jogou uma temporada. Porém, foi em outro clube italiano que o brasileiro conseguiu sua primeira oportunidade profissional. Há seis anos ele joga no Aosta, clube da quarta divisão do futsal italiano. Durante essas seis temporadas, ele marcou 47 gols pelo Aosta.

“O começo foi muito desafiador, por conta da língua e a cultura que é totalmente diferente do que eu estava acostumado. Dentro de quadra eu também precisei passar por um processo de adaptação. O futsal aqui na itália é diferente do Brasil, aqui o jogo é muito físico. Então, além de me adaptar ao país tive que me adaptar também ao estilo de jogo, mas eu consegui me ambientar rápido e hoje eu já me sinto em casa ”, finaliza o brasileiro. O Aosta está na Série A2 do Campeonato Italiano. O time do João ocupa a 10° posição com 12 pontos.