Drago Sopta
Croácia vai para a Copa do Mundo

A Croácia impediu a recuperação corajosa da Polónia para chegar ao Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA™ pela primeira vez em 24 anos. A equipe de Marinko Mavrovic liderava por três gols no total, faltando pouco mais de seis minutos para o fim, mas acabou por escapar por 5-4. A Croácia junta-se-á à França, Cazaquistão, Portugal, Espanha e Ucrânia na representação da Europa no Uzbequistão 2024. O último classificado do continente será conquistado pela Finlândia ou pela Holanda na quarta-feira.

As equipes empataram em 1 a 1 na primeira mão, em Almere. A Croácia perdeu dolorosamente nos pênaltis para a Tcheca no play-off por uma vaga na Lituânia 2021, mas desta vez começou bem, marcando dois gols em 23 segundos na Polônia para transformar a derrota em vitória. Luka Peric marcou dois gols na vitória por 3-2, mas um cartão amarelo significou que ele perdeu a segunda mão.

Os croatas venceram por 2 a 0 em Zagreb, graças aos gols das lendas nacionais Franco Jelovcic e Dario Marinovic. Mesmo assim, os visitantes recusaram-se a jogar a toalha. Piotr Skiepko reduziu, antes do cartão vermelho de Kristijan Postruzin dar aos polacos uma vantagem numérica. Michal Kubik fez então o 2-2 naquela noite, a 47 segundos do fim, mas a Croácia sobreviveu e chegou ao Uzbequistão. Houve grandes comemorações ao apito final.

 Jelovcic e Marinovic, que tiveram carreiras admiráveis ​​em nível de clubes e que em breve completarão 33 e 34 anos, respectivamente, finalmente poderão aparecer no maior palco. “Eu queria tanto chegar à Copa do Mundo de Futsal da FIFA com a Croácia e agora finalmente meu sonho se tornou realidade”, disse Marinovic à FIFA . “Os fracassos anteriores tornam este sucesso ainda mais doce. “Agora temos que aproveitar o momento, comemorar e depois nos preparar para o torneio. Estou convencido de que causamos um grande impacto no Uzbequistão.” Zoran Primic acrescentou: “Foi muito tenso, mas lutamos como leões. Merecemos chegar à Copa do Mundo apesar de termos sofrido o gol tardio, pois fomos o melhor time. Fizemos tudo certo.”

A Croácia impressionou na sua primeira Copa do Mundo, derrotando a Austrália por 6 a 0 e a Costa Rica por 4 a 1, garantindo a passagem do grupo da primeira fase. Eles então terminaram em terceiro de quatro na segunda rodada.