LNFS

Esses são os oito times a brigar pelo título. Foto: LNFS

Depois da disputa da última jornada da primeira volta, já são conhecidos os oito classificados para a próxima edição da Taça de Espanha. Barça, Mallorca Palma Futsal, Jaén FS, Inter FS, Viña Albali Valdepeñas, Jimbee Cartagena, ElPozo Murcia Costa Cálida e BeSoccer CD UMA Antequera disputarão o título da copa de 9 a 12 de fevereiro de 2023. Tanto os catalães quanto os Palmas estarão semeado no sorteio, o que significa que não se enfrentarão até uma hipotética final, com o Barça ganhando a vantagem de jogar a partida das quartas de final na quinta-feira e ter mais um dia de descanso caso avance para as semifinais.

1º Barça (cabeça-de-chave):  O Barça buscará seu sétimo título da Copa da Espanha. A equipe comandada por Jesús Velasco, líder ao longo desta primeira etapa do campeonato da Primera División e campeã de inverno, defenderá o título conquistado na edição de 2022. Foi o primeiro título de copa de Jesús Velasco, porque os dois anteriores vieram com Andreu Plaza em 2019 e 2020. De fato, o Barça disputou as últimas quatro finais desta competição. A isto devemos somar os três títulos que conquistou consecutivamente entre 2011 e 2013 pelas mãos de Marc Carmona, tornando-se em pouco mais de uma década a segunda equipa com mais goleadas com 6, atrás apenas dos 11 do Inter FS.

2.º Mallorca Palma Futsal (semente-de-série) :  A equipa das Baleares também vai disputar a próxima edição da Taça de Espanha, sendo que será a primeira vez que o fará como cabeça-de-série. É a décima vez que os maiorquinos disputam a competição mais carismática do Futsal nacional, a nona consecutiva, número que mostra o nível de consolidação do projeto balear. A estreia nesta fase final foi em Segóvia em 2011, ano em que regressaram à Primeira Divisão. Ficou três anos sem jogá-lo desde sua estreia e desde 2015 já jogou todas as edições. É uma competição que resiste à equipa insular. Apenas uma vez, em 2018, conseguiu passar das quartas de final e chegar às semifinais.

3ª Jaén FS:  Será a sétima edição da Taça de Espanha que a equipa de Jaén disputa, depois de ter vencido duas delas (2015 e 2018). Na primeira, estreou em grande estilo, levando o troféu após vencer na final um time inteiro do Barça. Por outro lado, naquele disputado na Comunidade de Madrid, ergueu a taça ao vencer o Inter FS na final. Dois marcos desportivos que colocam o Jaén no Futsal Olympus nacional, no qual quer manter-se consolidado depois de ter obtido o segundo apuramento consecutivo para a Taça de Espanha ao não o ter conseguido na edição de 2021, a única nos últimos sete anos em que o A seleção andaluza não terminou entre os oito primeiros da Liga Regular ao final da primeira rodada.

4ª Inter FS:  A equipe interista disputará a copa por mais uma temporada. Os comandados de Pato garantiram o seu lugar na competição na 14. Os de Torrejón de Ardoz são o Rei das Taças nesta competição com 11 troféus nas suas vitrines, seguidos do Barça (6) e do ElPozo Murcia Costa Cálida (4). A última vez que conquistou o título foi em 2021, depois de superar um período de quatro temporadas sem se sagrar campeão.

5º Viña Albali Valdepeñas: Os alunos de David Ramos também estarão na competição da copa. Desta forma, vai disputar a sua quarta edição da Taça de Espanha, cuja melhor participação no campeonato foi em 2020, altura em que se proclamou vice-campeão ao perder na final frente ao Barça por 3-4 apertados. Depois de uma primeira volta marcada por altos e baixos, os azulones alcançaram o primeiro golo da época e assim recompensaram o apoio incondicional dos seus adeptos, que seguramente virão em massa para os encorajar no torneio que decorrerá de 9 de Fevereiro a 12 de 2023.

6º Jimbee Cartagena:A equipa de Cartagena vai disputar a Taça de Espanha de Futsal pela terceira época consecutiva, com o claro objetivo de disputar a sua primeira final desta competição. Na edição do ano passado perdeu nas Semifinais para o que viria a ser o campeão, o Barça, por 3-1. Em 2021, em Madrid, também foram eliminados pela equipa que acabaria por levantar o título, neste caso foi o Inter FS que os venceu nas meias-finais, o melhor desempenho recente da equipa melão na Taça de Espanha. Na fase anterior na elite de um time da cidade portuária, o então Polaris World Cartagena também teve o melhor resultado nas semifinais da edição de 2004.

7º ElPozo Murcia Costa Cálida: Javi Rodríguez alcançou o primeiro objetivo da temporada: qualificar sua equipe para a Copa da Espanha. Mas num clube como o ElPozo Murcia Costa Cálida, como afirmou o treinador, o objetivo não é o apuramento, mas lutar pelo título. Depois de selar a participação na 14. para a temporada endireitou o curso. Os murcianos vão buscar a sua quinta Taça de Espanha, depois de as terem conquistado em 1995, 2003, 2008 e 2010.

8º CD BeSoccer UMA Antequera:  Pela primeira vez em sua história, as Antequeras jogarão a Copa da Espanha. Eles são a única equipe estreante nesta competição de todos os que terminaram a primeira fase entre os oito primeiros. Depois de ter sido promovido à Primeira Divisão na época passada, a equipa treinada atinge um novo marco que se soma à conquista da última edição da Taça SM El Rey, tornando-se na primeira equipa da história do Futsal nacional a consegui-lo a jogar na categoria prata.