Um campo de futsal. A Intelli Tempersul “inventou” um novo tipo de espaço para praticar a modalidade. Sem conseguir trabalhar no piso próprio para o futebol de salão, o jeito está sendo improvisar. Com as medidas de uma quadra, o formato foi pintado em um gramado, e os gols do Ginásio Alaor Ferrari foram levados ao espaço. Assim, o técnico Bruno Silva consegue realizar treinos táticos, diferentes dos tempos normais, mas com menos prejuízo do que antes da criatividade entrar em prática.

João Paulo Benini

Linhas são pintadas no gramado e gols deixam Alaor Ferrari e “se mudam” para espaço aberto das atividades; criatividade ajuda equipe durante espera por nova solução. Foto: João Paulo Benini

Cones eram utilizados para indicar os limites, no formato de 40x20m. Porém, Bruno Silva percebeu que os atletas estavam sem referência sobre o espaço. As linhas então foram pintadas, e a dinâmica dos exercícios melhorou, conforme explicou o treinador.

– Claro que a velocidade da bola é afetada, ela não vai rolar igual na quadra. Mas tiramos toda a intensidade, confronto, e estamos repassando a parte tática. Conseguimos treinar situações de goleiro-linha, bola parada, ataque e defesa.

As cinco primeiras atividades desta semana foram neste estilo, depois de um período em que os atletas se dedicaram mais à parte física. Outra novidade é a quantidade de atletas nos horários de treino, a qual aumentou. No retorno após a pausa, há cerca de um mês e meio, os grupos eram de três jogadores, e agora são de sete e oito. A expectativa é realizar ainda nesta semana uma atividade com todo o elenco, pela primeira vez desde a volta.

Voltando ao assunto “campo de futsal”, Bruno Silva espera que ele esteja com os dias contados. A equipe aguarda a mudança de fase no Plano São Paulo – da laranja para a amarela – para voltar à quadra. Mas mesmo se essa situação não ocorrer em breve, o time estuda um plano B, como utilizar um espaço em uma área controlada.

João Paulo Benini

Campo da empresa do patrocinador máster do time continua sendo a casa da Intelli, mas espaço ganhou cara nova recentemente. Foto: João Paulo Benini

As competições

A Intelli Tempersul tem como data-alvo o dia 21 de agosto para o início da Liga Nacional, o que não é confirmado ainda pela organização do certame. Conforme Bruno Silva, é estudada a possibilidade de uma chave começar a ser disputada antes da outra. Já sobre a Liga Paulista é oficial. A disputa está marcada para ter início no dia 10 de setembro, com grupos regionalizados.