Arte Conmebol

A CONMEBOL Sub20 Futsal 2022 será realizada de sábado, 9 de setembro a domingo, 17 de setembro de 2023 na cidade de La Guaira, Venezuela.

A Diretoria de Competições e Operações da Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou que o sorteio da Fase de Grupos da CONMEBOL Sub-20 Futsal 2022, que será realizado este ano na cidade de La Guaira – Venezuela, será realizado na sexta-feira, 28 de julho, às 12h (horário do Paraguai), na sede da CONMEBOL em Luque – Paraguai. O sorteio será transmitido ao vivo no canal da CONMEBOL no YouTube .

Diretrizes

A CONMEBOL Sub20 Futsal 2022 será disputada em 2 fases: fase preliminar (fase de grupos) e fase final (disputas pelo 9º, 7º e 5º lugares, semifinal, disputa pelo 3º lugar e final). Todas as fases serão disputadas em rodada única de partidas. A fase preliminar é disputada por 10 times, divididos em 2 grupos de 5 times cada.

As equipes que ocuparem as duas primeiras posições de cada grupo se classificarão para a semifinal. As demais equipes de cada grupo disputarão as posições do 5º ao 9º lugar (os terceiros colocados disputam o 5º lugar, os quartos colocados disputam o 7º lugar e os quintos colocados disputam o 9º lugar).

As Associações Membros Participantes (AMPs) da CONMEBOL Sub20 2022 são os representantes dos seguintes países:

Argentina; Bolívia; Brasil; Pimenta; Colômbia; Equador; Paraguaio; Peru; Uruguai; Venezuela (anfitriã).

Metodologia

As equipes classificadas de cada grupo CONMEBOL Sub20 Futsal 2022 são definidas da seguinte forma:

Grupo A (Posição A1): A Associação Membro anfitriã (AMA) será semeada no Grupo A (Venezuela).

Grupo B (Posição B1): A atual Associação Membro campeã da CONMEBOL U20 Futsal 2018 ficará como cabeça-de-chave do Grupo B. Caso a Associação Membro Anfitriã e a Associação Membro atual campeã sejam as mesmas, a cabeça-de-chave do Grupo B será o vice-campeão da CONMEBL U20 Futsal 2018 (atual campeão: Brasil).

No pote 1 estarão as duas Associações Membro com a melhor classificação subsequente (classificação final da CONMEBOL U20 Futsal 2018) que compõem a posição 2 de cada grupo (vice-campeão: Argentina; terceiro lugar: Paraguai). A primeira bola sorteada será a posição A2, e a segunda bola, B2;

No pote 2 estarão as duas Associações Membro com as melhores classificações subsequentes no ranking (resultado final da CONMEBOL U20 Futsal 2018) que compõem a posição 3 de cada grupo (dado que a quarta posição foi ocupada pela Associação Membro Anfitriã -Venezuela-, a posição será ocupada pelas equipes subsequentes, ou seja, quinto lugar: Colômbia; sexto lugar: Peru). A primeira bola sorteada será a posição A3, e a segunda bola, B3;

No pote 3 estarão as duas Associações Membros subsequentes melhor classificadas no ranking (resultado final da CONMEBOL U20 Futsal 2018) que compõem a posição 4 de cada grupo (sétimo lugar: Uruguai; oitavo lugar: Bolívia). A primeira bola sorteada será a posição A4, e a segunda bola, B4;

No pote 4 estarão as duas Associações Membro com as melhores classificações subsequentes no ranking (resultado final da conmebol U20 Futsal 2018) que compõem a posição 5 de cada grupo (9º lugar: Equador; 10º lugar: Chile). A primeira bola sorteada será a posição A5, e a segunda bola, B5.