UEFA

Polônia deve vencer a Rússia para ter chance de progresso. Foto: UEFA

A fase de grupos do UEFA Futsal EURO 2022 termina no sábado com cinco equipes a disputarem as duas últimas vagas das quartas-de-final dos Grupos C e D.

Prevemos os jogos no Ziggo Dome de Amsterdã e no MartiniPlaza de Groningen. As quartas-de-final começam na segunda-feira, com os confrontos envolvendo as equipes jogando no sábado na terça-feira, quando a Rússia, vencedora confirmada do Grupo C, enfrentará o vice-campeão do Grupo D e os vencedores do Grupo D enfrentarão o vice-campeão do Grupo C em Amsterdã

Rússia x Polônia

A Rússia já conquistou o primeiro lugar ao vencer a Eslováquia por 7-1 e a Croácia por 4-0 , com Artem Antoshkin a marcar cinco desses golos entre uma série de excelentes exibições individuais. O único título da Rússia veio em 1999, mas eles parecem ser o time a ser batido após os dois primeiros jogos. A lesão sofrida pelo experiente Robinho contra a Croácia é uma preocupação, no entanto.

A tarefa para a Polônia é derrotar a Rússia e esperar que a Eslováquia também vença a Croácia, quando o segundo lugar será decidido pelo saldo total de gols. A Polónia perdeu por 3-1 com a Croácia antes de empatar 2-2 com a Eslováquia ; a sua tarefa agora é transformar as oportunidades em golos, depois de terem somado 111 remates certeiros nos dois primeiros jogos, empatados com a Espanha. Eles mostraram sua habilidade contra a Rússia há quatro anos, empatando 1-1 no primeiro jogo da Polônia na fase final desde 2001, com um gol de Michał Kubik nos segundos finais.

Sergei Skorovich, seleccionador da Rússia : “É claro que estudamos a Polónia, entendemos com o que temos de lidar. Além disso, disputámos bastantes jogos frente a frente e conhecemos bem uns aos outros. jogo para ambos os adversários. Há muito tempo que não há jogos simples no Campeonato da Europa, e o torneio atual claramente enfatiza isso. Não nos iludimos com duas vitórias no início, estamos cientes de que isso é apenas o começo.

Michał Kubik, capitão da Polônia : “Queremos provar no último jogo que podemos vencer. Será muito difícil, com certeza, mas a vitória é nosso objetivo em todos os jogos. Enquanto estivermos no jogo, certamente não desistir.”

Eslováquia x Croácia

A Croácia tem dois pontos de vantagem sobre a Eslováquia e a Polónia graças à sua vitória inaugural, o que significa que um empate os levaria à classificação, mas já passou três partes consecutivas sem golos. Eles também vão perder Vedran Matošević após o cartão vermelho contra a Rússia.

A Eslováquia teve um jogo de estreia difícil pela Rússia, mas estava perto de derrotar a Polónia, com o homem-chave Tomáš Drahovský a mostrar a capacidade goleadora que iluminou a Liga espanhola nas últimas duas temporadas. A vitória neste jogo os levaria à classificação, a menos que a Polônia vencesse a Rússia e superasse a Eslováquia no saldo de gols.

Davor Kanjuh, jogador da Croácia : “Sabemos que são uma equipa extremamente complicada, muito parecida com a Polónia, mas com a diferença de que têm uma melhor individualidade em Drahovský, que está no topo do futsal europeu. “Acho que precisamos pensar muito na Eslováquia, mas voltemos ao nosso próprio jogo. Se dermos tudo o que sabemos e pudermos, nossa vitória não deve estar em questão.”

Marián Berky, selecionador da Eslováquia : “Este será um jogo muito difícil. Queremos chegar à próxima fase, mas a Croácia é uma equipa muito forte. Todos estão em forma, todos entusiasmados e felizes, e espero que fiquem felizes depois do A seleção croata está junta há muito tempo, muito bem preparada”.

Geórgia x Espanha

Sempre havia a chance de uma dessas equipes terminar com um jogo de antecedência, mas a maioria esperava que fosse a heptacampeã Espanha, em vez de uma equipe da Geórgia que está fazendo sua primeira aparição em finais. Mas os recém-chegados jogaram um futsal emocionante ao vencer o Azerbaijão por 3 a 2 e a Bósnia e Herzegovina por 2 a 1. a 1 , tornando-se os primeiros estreantes a vencer seus dois primeiros jogos desde 2010, e outro ponto garantiria o primeiro lugar à custa da Espanha.

A Espanha derrotou a Bósnia e Herzegovina por 5-1 no início, mas teve de empatar duas vezes apenas para empatar 2-2 com o Azerbaijão . Com Solano chamado para substituir Esteban, lesionado, e esperando o retorno de Adolfo, a Espanha lideraria o grupo com uma vitória, terminaria em segundo (e jogaria contra a Rússia) se empatar, mas uma derrota significaria que eles poderiam ser ultrapassados ​​no saldo de gols por Azerbaijão se somar três pontos.

Petry Branco, jogador da Geórgia : “Viemos aqui para vencer o nosso grupo. Sabemos como é importante vencer o grupo e vamos jogar para vencer a Espanha”.

Raúl Gómez, jogador da Espanha : “No ataque temos muitos recursos, mas falta-nos a intensidade que nos caracteriza na defesa. Sabemos que contra a Geórgia vai ser um jogo muito físico e não podemos ser apanhados surpresa.”

Azerbaijão x Bósnia e Herzegovina

O Azerbaijão poderia estar em uma posição muito melhor depois de vencer a Geórgia por 2 a 0 e liderar a Espanha duas vezes, e eles se esforçaram muito no final do último jogo para seguir em frente novamente. Agora, com Fineo suspenso, eles devem contar com a vitória da Geórgia contra a Espanha para que qualquer chance de uma vitória contra a Bósnia-Herzegovina seja suficiente para chegar à terceira quarta-de-final consecutiva.

A Bósnia-Herzegovina só tem orgulho de jogar depois das duas derrotas, mas, depois de se mostrar promissor contra a Espanha e chegar tão perto contra a Geórgia, o primeiro ponto na fase final é o seu objetivo e ao seu alcance.

Alesio, selecionador do Azerbaijão : “Ainda temos hipóteses de sair do grupo. Vamos preparar-nos bem frente à Bósnia-Herzegovina e tentar alcançar o resultado desejado”.

Darko Arnautović, jogador da Bósnia-Herzegovina : “Temos que fazer um grande esforço para vencer o último jogo. Seria histórico para nós. Ficaríamos até felizes com um empate, para marcar um ponto, mas faremos tudo para trazer alegria aos nossos torcedores, nossa nação. Recebemos muitas mensagens e devemos ser gratos aos nossos torcedores e deixá-los felizes com o nosso jogo.”